sexta-feira, 9 de março de 2012

F.C. Porto-Académica (antevisão): destino nas mãos

O momento

F.C. Porto: Os dragões voltam a ter o seu destino nas mãos. O clássico do Estádio da Luz permitiu a Vitor Pereira recuperar a aura, ou conquistá-la pela primeira vez, e garantir apoio inequívoco entre os adeptos. A conservação da liderança é de exclusiva responsabilidade do F.C. Porto. Dar uma boa resposta nos jogos em casa, onde as primeiras partes nem sempre saíram bem, é uma obrigatoriedade antes de deslocações com elevado grau de dificuldade. A derrota em Coimbra para a Taça (3-0) foi um dos momentos mais conturbados para Vítor Pereira. Resistiu e o tempo pode dar-lhe razão.

Académica: Parece impossível mas a Briosa não ganha para o campeonato desde 12 de Dezembro de 2011. Ou seja, o ano de 2012 não tem sido particularmente feliz para Pedro Emanuel. Pelo menos, na Liga. O apuramento para a final da Taça de Portugal disfarçou essa quebra de rendimento no campeonato, a par do nulo há duas jornadas frente ao Benfica. Na Taça, o passaporte para o Jamor englobou uma vitória sobre o F.C. Porto por 3-0. Uma espécie de vingança pelo confronto da Liga, decidido pelos dragões com o mesmo resultado, em Coimbra (0-3).

As ausências

F.C. Porto: Mangala, Danilo e Varela ficam de fora por questões físicas. Iturbe excluído por opção técnica. 

Académica: Abdoulaye e Hélder Cabral castigados, João Real, Diogo Gomes, Orlando, Éder e Fábio Luís continuam em recuperação de lesões.

A palavra dos treinadores:

Vítor Pereira (F.C. Porto): «A equipa mais forte será aquela que ganhar no final o campeonato. As ligas não se ganham no início ou no meio. O campeonato é competitivo, como já não era há alguns anos. Não estamos aqui para dizer que somos os melhores. Estamos aqui para sê-lo, vencendo o campeonato. Isso é uma questão para embalar e nós, neste momento, não queremos ser embalados. Acreditávamos no título, mesmo antes da vitória na Luz, conscientes de que três equipas estão nessa luta. Vamos ter jogos complicados. O jogo prepara-se com um ritmo forte de treino.» 

Pedro Emanuel (Académica): «Se não fossemos com esse pensamento, nem fazíamos a viagem. Temos legitimidade, pelo que fizemos - já ganhamos, mas também já perdemos frente ao F.C. Porto -, para discutir os pontos. Temos a ambição de chegar ao Dragão, e, com humildade e espírito sacrifício, conseguir algo. Acima de tudo, temos de acreditar nas nossas capacidades, nos nossos princípios e coletivo.»

Outros confrontos:

119 jogos para o campeonato português com avassalador domínio do F.C. Porto. 84 vitórias portistas contra vinte empates e apenas 15 triunfos da Académica. Em casa, o favoritismo azul e branco sai reforçado pelos números (46 vitórias em 59 jogos). Este será o terceiro confronto da época. 3-0 para os estudantes na Taça, 0-3 para os dragões no campeonato, na primeira volta.

Equipas prováveis:

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; João Moutinho, Fernando e Lucho González; Hulk, Janko e James Rodriguez. 
Outros convocados: Bracali, Alex Sandro, Sapunaru, Defour, Djalma, Cristian Rodríguez e Kléber. 

ACADÉMICA: Peiser; Cédric, Flávio Ferreira, Reiner e Nivaldo; Adrien Silva, Habib e Diogo Melo; Saulo, Edinho e Diogo Valente.
Outros convocados: Ricardo, João Dias, Hugo Morais, David Simão, Danilo, Marinho, Rui Miguel e Magique.


in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: