sexta-feira, 9 de março de 2012

F.C. Porto: selecionador argentino «preocupado» com Iturbe

Walter Perazzo quer ver o dragão no Mundial-2014 e pede-lhe «paciência». «Está numa idade em que é importante jogar», diz ao Maisfutebol


Pedra preciosa, produto de sensibilidade extrema, reserva de luxo. Na federação argentina, ninguém cessa de acreditar em Juan Iturbe. Vítor Pereira retarda a aposta no avançado, alguns desabafos do atleta em redes sociais revelam algum mal-estar, mas desde Buenos Aires a mensagem é clara: «contamos com ele para o futuro». 

Faltam minutos e competição, sobra a esperança e a certeza de «um talento excecional». Walter Perazzo, selecionador sub-20 da Argentina, analisa ao Maisfutebol a situação de Iturbe. «Estamos a monitorizar a adaptação dele a Portugal com redobrada atenção. Há uma expetativa grande em relação ao que ele pode fazer e dar à Argentina, naturalmente.»

Oito meses de competição, apenas cinco chamadas a jogos oficiais e uma lesão complicada pelo meio. Para a receção à Académica de Coimbra, o único jogador disponível riscado por Vítor Pereira da convocatória foi... Juan Iturbe. 

«Há alguma preocupação de nossa parte, é normal. O Iturbe está numa idade em que é fundamental jogar pra crescer. Deu um salto muito grande do Cerro Porteño para o F.C. Porto, uma equipa enorme, e seria importante vê-lo a jogar mais vezes.»

«Argentina acredita em Iturbe no Mundial-2014» 

Walter Perazzo não fala «há alguns meses» com Iturbe. «Peço-lhe paciência e maturidade. Deve sentir-se contente pois está num clube fantástico. É triste que não possa ser protagonista, como estava habituado a ser no Paraguai. De qualquer forma, tem 18 anos e uma qualidade inata.»

A seguir, uma previsão forte. E surpreendente. «Na federação acreditamos que o Juan Iturbe pode representar a Argentina no Campeonato do Mundo de 2014. Tem dois anos em Portugal para desenvolver o potencial riquíssimo que possui.»

Até ao final de 2012, falhada a qualificação para os Jogos Olímpicos, Walter Perazzo deseja ter Juan Iturbe em dois estágios da seleção de sub-20. «Fazia-lhe bem estar connosco. Temos um torneio em África e outro em Valência, já em Agosto. A vinda dele depende também do F.C. Porto.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: