sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

FC Porto. Três tristes leões à procura da felicidade

Moutinho, Izmailov e Liedson fizeram 80 jogos juntos no Sporting sem grande glória mas venceram um título na estreia. Contra o FCP


O que têm em comum João Moutinho, Izmailov e Liedson? Há várias respostas certas. Durante três anos, de 2007 a 2010, partilharam o balneário em Alvalade e faziam parte da espinha dorsal do leão. Havia a pérola da formação que se tinha estreado ainda muito novo com José Peseiro, o goleador brasileiro que fez furor e ganhou a alcunha de Levezinho e o tímido russo que se tornou um favorito dos adeptos na estreia, ao marcar o golo que deu a Supertaça ao Sporting.
Os anos passaram e o clube de Alvalade não é mais do que passado. João Moutinho saiu directamente para o FC Porto em 2010, Izmailov seguiu-lhe as pisadas este ano e agora é a vez de Liedson, com duas escalas – Corinthians e Flamengo –, rumar ao Dragão. Exceptuando Moutinho, uma pedra nuclear no futebol do FC Porto, não haverá a mesma influência de Alvalade mas é possível que voltem a alinhar em simultâneo pela mesma equipa, ainda que dois pareçam ter o simples estatuto de suplentes prontos a entrar.
A vida em Alvalade também não foi um mar de rosas. Em três épocas, os três leões ganharam apenas um título com todos em campo, na tal Supertaça disputada em Agosto de 2007. De resto, a final da Taça de Portugal e a Supertaça em 2008 foram dois dos 54 encontros disputados pelo Sporting em que pelo menos um não esteve disponível. Neste capítulo, mais uma vez, João Moutinho é o indispensável. Liedson surge logo de seguida, apesar de algumas paragens por lesão, enquanto Izmailov foi aquele que teve sempre uma passagem mais inconstante.
A sintonia diminuiu de época para época. Depois de 38 jogos em simultâneo na época de estreia, o registo baixou para 24 em 2008/2009 e 18 em 2009/2010. Com ele, também o futebol dos leões tornou-se mais fraco. Dos 80 jogos que partilharam no relvado, 43 acabaram com vitória, 18 em empate e 19 em derrota. Como é natural, o campeonato foi o palco mais frequente (50), seguido da Liga dos Campeões (nove), Taça de Portugal e Taça da Liga (seis), Taça UEFA e Liga Europa (quatro) e Supertaça (um).
A presença do FC Porto foi sempre uma constante curiosa na carreira dos três no Sporting, bastando para isso notar que as estreias de Liedson (2003) e Izmailov (2007) foram precisamente contra os dragões. Mais do que isso, o primeiro encontro e único título partilhado pelos três no relvado foi contra o FC Porto. Depois disso, Izmailov falhou a primeira jornada do campeonato contra a Académica (17 de Agosto de 2007), mas regressou a tempo para o fim-de-semana seguinte, novamente contra o FC Porto, mas no Dragão – derrota por 1-0, com golo de Raul Meireles.
A estrutura do FC Porto tornou-se num chamariz para os títulos e João Moutinho teve uma época de estreia para mais tarde recordar, com a conquista do campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa. Agora, Izmailov e Liedson têm quatro meses para alcançar algo que teimou em escapar em Alvalade: o título de campeão nacional.

in "ionline.pt"

Sem comentários: