sábado, 16 de abril de 2011

F.C. Porto-Sporting (antevisão): 32 motivos de interesse

Um clássico que vale por si só numa distância considerável


Um clássico desprovido de interesse? Longe disso. F.C. Porto e Sporting discutem 32 questões no duelo deste domingo. Uma por cada ponto que separa as duas equipas, numa distância considerável na tabela classificativa da Liga 2010/11. Orgulho em jogo, antes de mais.

O F.C. Porto persegue uma série de objectivos menores nesta Liga, depois de uma vitória matemática sem registo de derrotas. Os dragões pensam na Liga Europa, sobretudo, sem perder as esperanças na Taça de Portugal. Tudo o resto virá por acréscimo, com ambição, sem obsessão. 

Nesse contexto, André Villas-Boas vai motivando o grupo com todas as marcas possíveis, estimulando a mente para combater o cansaço muscular. O Sporting, por exemplo, é a única equipa sem registo de derrotas frente ao Porto, esta época. Só jogou uma vez, de qualquer forma. E isso basta.

«Há este sentimento, não de vingança, mas de ligeiro desconforto. Há muita vontade de vencer o Sporting, por ter sido uma das equipas que nos parou neste trajecto», admitiu o jovem treinador portista, neste sábado.

Leões para a história

José Couceiro prepara o futuro do leão, sabendo que a cadeira que ocupa será entregue a outro no final da temporada. «Em primeiro lugar esta em causa o prestigio de uma grande instituição que é o Sporting. Qualquer que seja a diferença pontual, há sempre o orgulho», lembrou o técnico.

Uma vitória colocaria o Sporting na história desta Liga, ao terminar o ciclo invencível do líder. O empate seria o mal menor: os leões poderiam ficar com a menção honrosa e única de uma época sem qualquer derrota frente ao F.C. Porto.

Resumindo: este clássico vale por si só. São 32 pontos de diferença, apenas o terceiro lugar em discussão para a formação leonina e a motivação de um triunfo na ronda anterior, frente à Académica. «O F.C. Porto não é imbatível. Perdeu em todas as competições, menos na Liga», atirou Couceiro, denotando ambição.

Izmailov contra um defesa improvisado

Nos leques de escolha, destaque para a chamada de Marat Izmailov. O russo terá recuperado a confiança, depois de longa ausência por lesão e inúmeras questões laterais, anunciando um divórcio com o clube que está, por ora, adiado. 

José Couceiro procura reabilitar o jogador, pensando uma vez mais no futuro. João Pereira, Maniche, Pedro Mendes e Grimi ficam de fora por motivos físicos. Daniel Carriço está de volta a um leque de opções com 20 nomes. Hildebrand e Tales foram os únicos excluídos por opção.

No F.C. Porto, André Villas-Boas poupou apenas o fatigado Fernando. Sereno será o lateral direito, face à lesão de Fucile e ao castigo de Sapunaru. Ruben Micael está na linha da frente para entrar no onze, com Guarín a recuar para a posição mais defensiva do meio-campo. Mariano González volta às convocatórias. Belluschi e Emídio Rafael completam o leque de lesionados.

EQUIPAS PROVÁVEIS:

F.C. PORTO: Helton; Sereno, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; João Moutinho, Guarín e Ruben Micael; Hulk, Falcao e Varela.
Outros convocados: Beto, Otamendi, Souza, Mariano, James, Cristian Rodriguez e Walter. 

SPORTING: Rui Patrício; Abel, Anderson Polga, Daniel Carriço e Evaldo; André Santos e Zapater; Vukcevic, Matías Fernández e Yannick Djaló; Hélder Postiga.
Outros convocados: Tiago, Cedric, Torsiglieri, Nuno André Coelho, Valdés, Izmailov, Salomão, Cristiano e Saleiro.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: