quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Um trauma a ultrapassar entre portas

Como é que se reage ao afastamento da Liga dos Campeões? Para perceber bem a situação, só quem já sentiu isso na pele consegue fazer a ponte entre esses momentos de frustração e no FC Porto é preciso recuar até 2005/06 para se viver uma situação semelhante. Ora nada como ouvir um protagonista de um passo em falso semelhante para se ter uma noção do que se passará por estes dias dentro do plantel azul e branco. Jorginho, hoje no Rio Ave, ajudou a fazer luz sobre o assunto. O brasileiro era jogador do FC Porto em 2005/06, quando os dragões baquearam na Champions depois do empate com os eslovacos do Artmedia. Jorginho recorda-se bem dos dias que se seguiram e então como agora, não vê outra saída. "Vão concentrar mais as atenções no campeonato e, neste caso, ainda têm a Liga Europa", apontou. Mas reagir implica antes de tudo conseguir resultados, o que, pelos vistos, Jorginho já percebeu ser possível com esta equipa: "A seguir às derrotas com o APOEL e com a Académica, já demonstraram que sabiam o que tinham de fazer. Têm futebol suficiente para dar a volta por cima e responder no campeonato. Estou convencido de que é uma questão de procurarem a sorte que lhes tem faltado."
Ontem, antes do primeiro treino de preparação para o jogo com o Beira-Mar, Vítor Pereira usou da palavra para motivar os jogadores e recuperar a equipa psicologicamente, num discurso um tanto ou quanto semelhante ao que se ouvira há seis épocas atrás. "A partir do momento em que fomos eliminados da Champions em 2005/06, Co Adriaanse disse logo que teríamos de ganhar o campeonato e a Taça de Portugal e foi o que aconteceu", recordou. Mas para que tal fosse possível, o brasileiro apontou outro factor decisivo para a mobilização necessária: "Além da motivação, é importante que se faça sentir a determinação de cada jogador."
Depois de uma exibição conseguida contra os russos, onde só faltaram mesmo os golos, Jorginho só vê uma solução para remediar a situação: "Não há segredos. Importa é continuar a trabalhar e a acreditar. Por vezes trabalha-se e não se vê nada, mas não podemos deixar de insistir." Até porque, na opinião dele, o clube não mudou nada: "Este FC Porto continua com mentalidade ganhadora, não funciona de outra forma. Estão sempre disponíveis para procurar títulos." Sem fórmulas ou palavras mágicas, Jorginho acredita que o FC Porto vai sair por cima: "Quando estas coisas acontecem, o grupo concentra-se mais".

Bruno Alves

"Vi desilusão no balneário"

O jogo com o Zenit foi a oportunidade para que Bruno Alves pudesse regressar ao Estádio do Dragão. O agora central do Zenit viveu o encontro de uma forma diferente, sentindo do banco o ambiente a ferver à sua volta, tantas foram as oportunidades que o FC Porto desperdiçou, até ser chamado a entrar nos oito minutos finais. Mal o árbitro apitou, os russos festejaram a passagem aos oitavos-de-final, mas Bruno Alves deixou o relvado sem se manifestar. "Fui falar com os meus ex-colegas. Estava um ambiente de desilusão no balneário. Penso que têm de dar tempo ao treinador, o que é sempre mais difícil", declarou o jogador à Antena 1.
As seis temporadas que viveu na casa azul e branca não deixaram o defesa indiferente neste regresso. "Foi uma experiência muito bonita. É sempre bom regressar a uma casa onde estive muitos anos. Foi bom também, porque o Zenit conseguiu a qualificação", declarou. Ainda assim, Bruno Alves não deixou de lamentar o facto de ter sido suplente: "Gostava de ter jogado de início, trabalho para isso, estou disponível, mas foi bom ter entrado para ajudar a minha equipa e ter sentido o ambiente do Dragão." A terminar, o central abordou de novo a polémica provocada pelos festejos de Danny em São Petersburgo: "O Danny é uma pessoa de respeito, que respeita os outros. Quando festejou na Rússia foi para responder a um pedido dos filhos, porque tinham comprado um cão. Nada mais."

Liga Europa

O painel VIP do FC Porto aponta quase todo ele no mesmo sentido e a Liga Europa, para além do campeonato, passou a ser o principal objectivo. Além disso, volta a sublinhar-se a carência de opções no ataque.

Manuel Serrão
"Plano B deve passar pelo bis na Liga Europa"

"Falharam a Taça de Portugal e a Champions. O plano B deve passar pelo bis na Liga Europa, o que seria um facto inédito. A Champions seria interessante se fossem ganhando, mas para chegar aos oitavos e ser eliminado, prefiro ver o FC Porto na Liga Europa. Cada vez que lá estivemos, ganhámos, portanto a obrigação volta a ser a mesma."

Álvaro Magalhães
"Com um Falcao estaríamos apurados"

"Este FC Porto não merecia o apuramento. A Liga Europa não serve de consolo, porque a Champions é que é o nosso habitat natural. Já não faz muito sentido reforçar o plantel, porque já se foram dois objectivos. Sem ponta-de-lança, o treinador vê-se obrigado a malabarismos com o Hulk. Mas com um Falcao já estaríamos apurados."

Miguel Guedes
"Precisamos de um bom ponta-de-lança"

"Financeiramente o FC Porto fica numa posição mais frágil para ir ao mercado em Janeiro e receio que isso possa condicionar algum reforço. É evidente que precisamos de um bom ponta-de-lança, porque um não é solução e o outro ainda não pode ser uma opção. A mágoa não pode tolher o discernimento e a Liga Europa é uma oportunidade para aproveitar."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: