sexta-feira, 2 de março de 2012

"As faixas já estavam entregues à equipa que ia em primeiro lugar"



A súbita queda do Benfica não galvanizou só os adeptos portistas. O treinador está também bem mais confiante e isso notou-se no discurso pré-clássico. Vítor Pereira não tremeu, apontou lanças aos detratores e garantiu que o "muito importante" jogo de hoje não lhe tira o sono.

Que podemos esperar do FC Porto na Luz?
Esperamos ganhar e como tal somar os três pontos em disputa. Vamos à procura de vencer.

Olhando para o histórico recente, o FC Porto ganhou cinco vezes nas últimas 10 visitas à Luz. Está à espera que os seus jogadores se superem novamente?
A história já passou. O futuro é que importa. O importante é amanhã [hoje] fazer o nosso melhor e construir a história que nos interessa.

Já disse que quer os três pontos. Olhando para o cenário atual, o empate pode ser bom?
Uma equipa como o FC Porto tem sempre obrigação de lutar para ganhar. Será assim.

Espera encontrar um Benfica fragilizado em função dos últimos resultados?
As equipas como FC Porto, Benfica e Sporting têm responsabilidades e têm de de assumir a responsabilidade de ganhar cada jogo. O Benfica e nós vamos jogar com essa responsabilidade. É nisso que acredito. Vamos procurar um jogo sério, com a nossa identidade.

Ao longo da época, nas análises a Benfica e FC Porto, muitos críticos foram dizendo que o Benfica estava muito melhor. Neste momento, com os mesmos pontos, qual é a sua análise? Quem é melhor?
Melhor será quem vencer o campeonato. Mas temos de esperar pelo fim para saber. E não podemos esquecer o Braga, que está a lutar pelo mesmo objetivo. As análises que se fazem ficam com quem as faz. O que a realidade traduz são duas equipas em igualdade pontual e a lutar pelo título.

O Benfica vem de três jogos consecutivos sem vencer. O FC Porto está numa marcha positiva. Isto conta alguma coisa?
No meu entender não. Há três semanas, ao ler e ver as notícias, a sensação que todos tínhamos era que o campeonato já estava entregue. Nós nunca nos convencemos disso. Desde o início que disse que este seria um campeonato mais equilibrado do que no ano passado. As equipas atrás de nós têm perdido menos pontos. Quando há três jornadas, muita gente quis atribuir as faixas à equipa que estava em primeiro lugar, nós nunca acreditámos nisso. E também não acreditamos, agora, que por estar na liderança podemos relaxar. Temos de estar no nível máximo para poder discutir o objetivo maior da época que é o campeonato.

Este é um jogo só muito importante ou decisivo?
Decisivo não sei porque não tenho uma bola de cristal e não posso dizer, mas faltam várias jornadas em campos muito difíceis. Mas que é um jogo muito importante é, não tenho dúvidas nenhumas.

As duas últimas viagens a Lisboa foram perfeitas e você fazia parte da equipa técnica. Isso agora pesa alguma coisa?
Não. O que passou, passou. Interessa é o futuro e este não se faz do passado.

Vai dormir de forma mais tranquila estando em igualdade pontual, do que dormiria a cinco pontos?
Normalmente durmo bem antes dos jogos. Preparo os jogos durante a semana e procuro uma boa noite anterior ao jogo para no dia seguinte estar nas melhores condições. Acredito que terei uma boa noite, mas o fundamental é a equipa estar bem. Ela é que tem de dormir bem.
Apontando à sua veia de apostador, metia as fichas todas na sua equipa ou guardava algumas?
Nunca fui apostador. Nem no Euromilhões jogo. Não gosto de fazer este tipo de projeção.

Depois deste jogo faltam nove jornadas para o fim do campeonato. Na sua opinião, quem tem o caminho mais livre para o título, entre os três candidatos?
O caminho faz-se andando. A equipa que andar melhor, de certeza que chega ao título.

"Pelas críticas que ouço, não deve ser a minha equipa..."



O FC Porto nunca marcou tantos golos neste século como agora (47) e além do melhor ataque da Liga tem também a melhor defesa (13 golos sofridos). A estatística não mente e daí a irritação perante aquilo que ouve semanalmente. "A sensação com que fico é que não deve ser da minha equipa que estão a falar. Com as críticas que ouço à equipa, ao treinador, à falta de ponta-de-lança, ao jogador que joga aqui e acolá... é curioso saber que marcamos tanto. E também acho piada, porque leio que a nossa equipa defende mal, que temos problemas na defesa e em todo o lado. Vamos ver no futuro o que a realidade traduz", comentou.


Pergunta O JOGO



"Sempre tratados com nível e de forma justa"
Vítor Pereira deixou escapar em toda a conferência o sentimento de injustiça relativamente ao que a crítica diz sobre o FC Porto. Instado a responder sobre isso, foi irónico.
Atendendo a grande parte do que acabou de dizer, sente-se ou sente a equipa injustiçada ou maltratada pelos críticos em comparação com o Benfica?
Não. Nós somos muito bem tratados. Sempre com nível, sempre de forma equilibrada e justa. Julgo eu que somos muito bem tratados.


"Que sejam os jogadores a determinar o resultado"



A falta de Javi García foi apontada como fundamental para a recente quebra do Benfica e Aimar é o perigo de que mais se fala. Mas não para Vítor Pereira, que recusa falar do adversário por estar "única e exclusivamente focado" no jogo do FC Porto." O técnico diz que a equipa azul e branca só se preocupa em estar ao seu nível, mas reconhece que há vários fatores que podem decidir o clássico. "Acredito que é preciso fazer um jogo sério, rigoroso do ponto de vista tático e acreditar na identidade da equipa. A qualidade individual também contará, de certeza, pois vão estar muitos jogadores com talento no campo. Será a conjugação de todos os fatores que determinará o resultado", começou por explicar, deixando depois um aviso também ao árbitro Pedro Proença: "Espero que não haja outros fatores que não os jogadores a determinar o resultado amanhã [hoje]."


Ao lado de Paulo Bento nas críticas à Liga



Vítor Pereira preparou o jogo sem oito dos 19 jogadores que convocou. As seleções prejudicaram, mas o treinador recusa usá-las como desculpa no caso de alguma coisa correr mal. "Já me pronunciei a esse respeito. É óbvio que as condições para preparar um jogo destes não foram as ideais, mas não queremos arranjar justificações para eventuais problemas", salientou. O caso mais problemático é o de James Rodríguez, que chegará a Lisboa já hoje. "Jogou há pouquíssimas horas. Avaliaremos as condições em que estará, mas não serão as melhores, de certeza absoluta", lamentou. A terminar o assunto, colocou-se ao lado de Paulo Bento, na crítica que o selecionador nacional fez à Liga de Clubes, por esta agendar o encontro para sexta à noite, 48 horas depois da maioria dos jogos internacionais: "Concordo inteiramente com ele. Mas teremos uma equipa preparada para vencer o jogo."


in "ojogo.pt"


Sem comentários: