sexta-feira, 2 de março de 2012

Que o papão minhoto lhes talhe o medo

Os clássicos são táticos porque valem mais do que três pontos. Também por isso inspiram mais medo do que coragem, porque mesmo para quem ficar em segundo contará uma história diferente se não tiver perdido com o líder. Este é um clássico especial, porque jogadores de ambos os lados andarem pelas seleções e não treinaram nem descansaram o desejado, porque se disputa quando ainda há 30 pontos por jogar mas o vencedor, se o houver, terá fortes probabilidades de ser campeão. É preciso lembrar que, devido a tresloucados atos de autoflagelação, esta corrida deixou de ser a dois. Será a classificação do Braga suficientemente motivadora para fazer com que Benfica e FC Porto arrisquem mais do que prenunciam as palavras dos respetivos treinadores? Se o clássico der empate, o Braga depende de si próprio para ficar a um ponto de ambos. Havendo vencedor, 24 horas depois o derrotado pode ter os minhotos como companheiros de viagem no segundo lugar. Que o papão minhoto lhes talhe o medo!
Neste jogo das muitas dúvidas, até os "mind games" são fraquinhos. Jesus diz que o FC Porto não melhorou muito com o regresso de Lucho. Sabe que não é assim, mas diz o contrário. Vítor Pereira lança umas farpas a quem considerava que o Benfica já era campeão (ou quase) depois do acidente portista em Barcelos, mas é de duvidar que ele próprio acreditasse que depois daquele resultado chegaria a este jogo em igualdade pontual. Por não ser dado a grandes tiradas, nem sequer tentou valer-se de uma possível vantagem psicológica por, na época passada, o FC Porto ter goleado o Benfica no Dragão (5-0) e ido festejar o título à Luz (1-2) e depois eliminar o mesmo Benfica da Taça de Portugal tendo ganho 1-3 fora após perder 0-2 em casa.

Depois de uma semana agendadamente atribulada, valha-nos a inspiração dos jogadores. Porque os há de eleição em ambos os lados. Assim não os amarrem demasiado os treinadores que por certo terão como prioridade não perder.

Djalma recupera a titularidade


Djalma é o principal candidato à titularidade na Luz. O angolano é a única opção do plantel do FC Porto para o flanco esquerdo que não se desgastou com jogos ou viagens da seleção a meio da semana, pelo que surge na primeira linha das alternativas a Varela - lesionado contra o Feirense -, que vinha sendo titular nos últimos nove encontros dos azuis e brancos.
Para sustentar esta aposta em Djalma para jogar de início na Luz, vale a pena recordar que James Rodríguez não chegará certamente nas melhores condições físicas, depois de ter jogado na madrugada de quinta-feira pela Colômbia e de ter feito cerca de sete mil quilómetros de regresso a Portugal, aterrando em Lisboa esta manhã, poucas horas antes do jogo. Neste contexto, é pouco provável que El Bandido seja opção para jogar de início, pelo que o destino mais provável deverá ser o banco de suplentes.
Djalma também não terá grandes motivos para recear Cristian Rodríguez, uma vez que o uruguaio viajou da Roménia - onde esteve com a seleção do seu país - diretamente para Lisboa e não teve tempo de treinar para preparar o clássico. Além disso, Cebola não tem sido uma opção recorrente do treinador e já não é titular desde o jogo da Taça da Liga com o V. Setúbal, somando apenas 129 minutos de então para cá.
Outra opção a considerar, embora muito menos provável do que as outras, seria Iturbe. O argentino está de regresso aos convocados, mas não estará ainda nas condições ideais para poder aspirar a um lugar na equipa a este nível.
Para Djalma, este será provavelmente o jogo que marcará o seu regresso à titularidade, depois de a ter perdido noutro clássico, em Alvalade, antes de se ausentar para disputar a Taça das Nações Africanas. O angolano acrescenta ainda o facto de ter sido dele o golo apontado na Luz, na temporada passada, com as cores do Marítimo, pelo que o ambiente da Luz já não será novo para qualquer tipo de deslumbre.

Dez modalidades, quatro confrontos


Andebol

Clássicos empatados, classificação azulada


O FC Porto é tricampeão nacional e vai partir para a fase final à frente do Benfica, restando saber quantos pontos levará de vantagem - nesta altura são cinco, 59 contra 54 - , uma vez que a pontuação conseguida na primeira fase será reduzida a metade. A fase final será disputada entre os fins de semana de 10/11 de março e 12/13 de maio. Nos jogos entre ambos, logo na primeira jornada o Benfica venceu na Luz por 23-22, com o FC Porto a responder no Dragão pelos mesmos números.

Bilhar
Líderes a Norte e a Sul


FC Porto e Benfica lideram as respetivas zonas, Norte e Sul, do Nacional de Bilhar às três tabelas. Os dragões são os atuais campeões nacionais, com a fase final da prova marcada para o mês de junho.

Basquetebol
Campeão passou Benfica apesar da derrota na Luz


Recuperado o título que escapava desde 2003/04, o FC Porto travou a caminhada do Benfica, que tentava o tricampeonato. Este ano lutam de novo mano a mano, liderando os dragões com um ponto à maior (33 contra 32). Na primeira volta os homens de Carlos Lisboa receberam e venceram os de Moncho López por 79-69, estando marcado para 24 de março o encontro em que os azuis e brancos receberão os encarnados. Os play-offs arrancam no fim de semana de 14/15 de abril e as finais arrancam a 12/13 de maio, com um eventual quinto jogo a ter lugar dia 23.

Hóquei em patins
Dragão em vantagem na corrida pela hegemonia


Também no hóquei em patins os grandes rivais fazem justiça a essa designação. Embora os dragões estejam a lutar por um impressionante 11º título consecutivo - no global cada um tem 20 campeonatos conquistados -, o Benfica tem vindo a montar plantéis capazes de quebrar a hegemonia azul e branca. De resto, no ano passado, terminaram com os mesmos pontos, tendo o título sido entregue à equipa então orientada por Franklim Pais por ter ganho os dois clássicos. Nos duelos diretos o FC Porto, que está na frente com dois pontos de avanço, ganhou no Dragão Caixa (6-5), estando o encontro da segunda volta marcado para a Luz, a 9 de junho, na penúltima jornada.

Benfica


Voleibol
Primeira fase histórica


O Benfica venceu a fase regular do campeonato somando apenas vitórias, num domínio sem qualquer tipo de contestação, em que perdeu apenas seis... sets. A segunda fase joga-se já este fim de semana, com as equipas a levarem 20% dos pontos. O primeiro e o segundo classificados jogarão depois um play-final à melhor de três jogos, marcado para os dias 28 de abril e 1 e 5 de maio.

Futsal
Águias querem revalidar o título


A fase regular do Nacional de futsal é liderada pelas águias, com dois pontos de vantagem sobre o grande rival na modalidade, o Sporting. Os encarnados procuram mesmo reconquistar o título de campeão, que nas duas últimas épocas foi para Alvalade. A decisão final acontecerá no play-off de apuramento de campeão, que será disputado pelos oito primeiros da fase regular.

Judo
Telma com os olhos em Londres


O Benfica tem em Telma Monteiro a única atleta. Inserida no projeto olímpico das águias, o grande objetivo da judoca passa pela conquista de uma medalha em Londres. Depois disso, está agendado o campeonato nacional, prova que não deve passar pelos horizontes de Telma que não tem concorrência no panorama luso.

Atletismo
Ultrapassagem na pista após seca de 16 anos


Aqui o Benfica já tem o que contar: venceu o Nacional masculino de pista e quebrou uma série de 16 títulos consecutivos do Sporting, nos nacionais disputados a 11 e 12 de fevereiro, em Pombal. A formação benfiquista pode ainda ganhar o Nacional de Clubes ao ar livre, a disputar no fim de semana de 9 e 10 de julho, em Lisboa.

Triatlo
Bruno Pais nos Jogos, Anaís nos Nacionais


Em ano de Jogos Olímpicos, o campeonato nacional é relegado para segundo plano, pelo que o benfiquista Bruno Pais, hexacampeão nacional (2004 a 2009), deve estar afastado das provas previstas, com final marcada para Lisboa, no dia 7 de Outubro. Em femininos, os encarnados contam com Anaís Moniz para a luta pelos lugares cimeiros e, quem sabe, com Vanessa Fernandes.

FC Porto


Piscinas azuis


O FC Porto é tetracampeão nacional feminino em piscina curta, tendo festejado em dezembro, nas piscinas da Mealhada, numa equipa onde se destacam Sara Oliveira e Marta Marinho. A próxima prova será o Open de Portugal, também denominada campeonato de verão. As nadadoras azuis e brancas voltarão a apresentar-se como as principais favoritas aos títulos individuais.

Farías escolhe Hulk e Lucho


Aposto no FC Porto. Marca Lucho ou Hulk. Acima de tudo, que ganhe o FC Porto." Mais do que uma convicção, esta é a vontade de um dos adeptos que os dragões têm na Argentina: Ernesto Farías. El Tecla tem saudades do campeonato que deixou no verão de 2010, já com dois meses de trabalho com André Villas-Boas e... Vítor Pereira. Foi sobre ele que deixou uma inconfidência. "Trabalhava muito com os avançados", contou. "Via-se logo que gostava de trabalhar e que podia ser treinador principal", completou.
Apesar da concorrência de Lisandro, Hulk ou Falcao, Farías chegou a ser importante em vários jogos. O último golo que marcou foi precisamente no dia em que os portistas impediram o Benfica de se sagrar campeão no Dragão. "Foi dos mais importantes da carreira pois não os podíamos deixar dar a volta olímpica na nossa própria casa. Nunca tal se tinha passado", apontou.
No próximo e "decisivo" clássico, "quem ganhar será campeão", pois "esta temporada não houve uma equipa com superioridade notória." Antes de se despedir, Farías explicou o porquê das escolhas: "Lucho é muito querido por todos. É um grande profissional, um líder. Foi campeão, ganhou respeito e a braçadeira. Ficaria muito contente se pudesse dar uma alegria tão grande. Hulk é um dos melhores do mundo: completo, inteligente, muita técnica, forte fisicamente e implacável na definição."
Sobre Janko, o mais parecido consigo, não tem opinião, pois não conhece.

Um para um


1
Se o clássico não decide o título, porquê tanto stress, óbvio, de ambos os lados?

"Derrota será abalo psicológico difícil de superar"

Jogos entre Benfica e FC Porto, em futebol ou em chinquilho, têm sempre a palavra stress escrita na etiqueta de efeitos primários. Este, em particular, tem um peso que pode mesmo desequilibrar a balança do título. Nem tanto pelos três pontos em disputa, que são perfeitamente recuperáveis em nove jornadas, mas mais pelo abalo psicológico de uma derrota. Quem perder sairá mais fraco para o que resta do campeonato.

2
Quem serão os jogadores-chave hoje à noite?

"Javi García sem substituto, Janko liberta Hulk e os médios"

No Benfica, o regresso de Javi García é fundamental. O médio espanhol é dos poucos futebolistas sem substituto em todo o plantel, tanto pela precisão de posicionamento que dá a toda a equipa como até nas rotinas de saída de bola, permitindo a subida dos dois laterais. No FC Porto, a presença de Janko junto aos centrais contrários irá necessariamente abrir espaços para Hulk e para as entradas de Lucho e Moutinho.

3
Há alguma boa razão para não se temer um jogo condicionado pelo excesso de cautelas?

"Medo de perder é maior do que a vontade de ganhar"

Não. Até pelo golpe psicológico que representaria, o pavor da derrota é muito superior à vontade de vencer. No anterior clássico que jogou em Lisboa, frente ao Sporting, o FC Porto cedo pareceu ficar feliz com o empate. O Benfica, ainda traumatizado pelos cinco pontos perdidos nas últimas jornadas, também não deve entrar de peito feito. Uma expulsão ou um golo cedo pode mudar toda esta lógica.

4
Quais são os pontos fortes e fracos de cada uma das equipas?

"É pelas laterais que os dois diques podem ceder"

Emerson, o mal-amado das bancadas da Luz, é pouco agressivo, o que lhe pode trazer problemas frente a Hulk. A colocação de Aimar no apoio direto a Cardozo irá retirar o cérebro argentino da construção ofensiva. Do lado do FC Porto, Sapunaru não parece ter andamento para Nolito, o espanhol sempre ligado à corrente. Djalma, chamado a um filme que não era suposto ser dele, terá dificuldades perante o "rato" Maxi Pereira.

1
Se o clássico não decide o título, porquê tanto stress, óbvio, de ambos os lados?

"Próxima balda vai dar chumbo por faltas injustificadas"

Se o FC Porto deu um dedo com a derrota em Barcelos, o Benfica ofereceu a mão com as escorregadelas em Guimarães e Coimbra, reben-tando a onda vermelha que já estava a crescer e prometia só desaguar no título. As águias estão inquietas face à série de três jogos sem ganhar, mas o mal dos outros não atenua a desconfiança que os dragões parecem carregar consigo desde o início da temporada. No fundo, ambos sabem que a próxima balda dá chumbo por faltas.

2
Quem serão os jogadores-chave hoje à noite?

"Javi (fama ou proveito?) e os três médios dos dragões"

Cardozo, Aimar e Rodrigo são os jogadores mais empolgantes depois do ocaso de Nico Gaitán, mas Luisão cresce nestas alturas e Javi García tem de justificar a aura que reforçou mesmo sem jogar. Do lado do FC Porto, é natural que se pense em Hulk (apesar da recente seca) e Janko para os golos, mas a chave estará na forma como Fernando, Lucho e Moutinho aguentarem o braço de ferro a meio-campo.

3
Há alguma boa razão para não se temer um jogo condicionado pelo excesso de cautelas?
"Se respeitam o Braga, é melhor que o deixem para trás"

Há pois, chama-se Braga. Estão a ver aquelas etapas de montanha em que um ciclista se cola aos que puxam na subida para depois, fresquinho, limpar a etapa no sprint final? Pois... Se os líderes respeitam o perseguidor, é bom que o deixem para trás o quanto antes, até porque nem o Benfica pode prolongar as suas dúvidas recentes nem o FC Porto tem perfil de equipa que especula com o jogo. É muito provável que o clássico tenha golos.

4
Quais são os pontos fortes e fracos de cada uma das equipas?

"Uma equipa frenética e outra que prefere ir nas calmas"

O Benfica é fortíssimo na zona frontal, não só pela quantidade de jogadores que coloca no momento ofensivo, mas também pela dinâmica que consegue nas tabelas entre Aimar, Rodrigo e Cardozo. Quem com ferros mata, com ferros morre, porém, e a equipa pode ser batida em transição. O FC Porto, nunca sendo frenético, é temível quando mete velocidade no último terço, mas terá fôlego para suster o assalto encarnado?



in "ojogo.pt"

Sem comentários: