segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"Ele está muito mais confiante"

Inesquecível, é o mínimo que se pode dizer da noite de Guarín, contra o Marítimo. Uma grande exibição coroada com dois golos e que golos! Em especial o primeiro, uma bomba que desobstruiu o caminho para uma vitória/goleada importante do FC Porto a seguir à derrota com o Nacional. Mas o que é que mudou em Guarín, que aproveitou a lesão de Fernando para ganhar um lugar na equipa? A esta questão respondeu Andreina, sua esposa, em exclusivo a O JOGO. "Fez dois golos impressionantes, sobretudo o primeiro! Estava muito feliz e todos os jogadores o felicitaram. Já no fim-de-semana anterior tinha feito uma boa exibição. Desde que o Fernando se lesionou começou a jogar bem e tudo lhe tem saído muito melhor. Oxalá continue por esse caminho e se mantenha na equipa", comentou. Mas a lesão de Fernando e a oportunidade concedida por André Villas-Boas, que o colombiano soube agarrar tem uma explicação: "Com estes jogos seguidos, Freddy ganhou confiança e sente menos a pressão. Antes entrava apenas uns minutos, no final dos jogos, e não tinha tempo para mostrar grande coisa, ou começava como titular e tiravam-no no final da primeira parte. Agora o treinador deu-lhe uma oportunidade e nota-se que está muito mais confiante. Sinto-o mais tranquilo e isso nota-se no seu rendimento".

Mas foi desde a época passada que as coisas começaram a mudar realmente, facto a que não é alheia uma melhoria substancial de rendimento no último terço do campeonato. "A chegada de Falcao ao plantel foi muito importante. Eles conhecem-se desde as selecções jovens, mais tarde cruzaram-se na Argentina, em clubes diferentes, e têm uma relação muito boa, dentro e fora do campo. Eu acho que a chegada do Falcao ajudou o Freddy a alcançar uma certa estabilidade. Conversam muito e nota-se a diferença. Juntamo-nos em família também, com Loreley, a esposa de Falcao, mais o James, que se juntou a nós com a sua noiva. Todos temos os mesmos costumes e que melhor há que ter companheiros que nasceram no mesmo país?", frisou Andreina.
À custa desta boa fase no FC Porto, Guarín já pensa na selecção: "Ele espera que o chamem para o particular com a Espanha a 9 de Fevereiro e também tem muita vontade de jogar na Copa América".

Guarín está ansioso por ser pai pela segunda vez

Guarín atravessa uma das melhores fases da sua vida. Pai de Daniel (5 anos), o colombiano está a poucas semanas de ver nascer uma filha. "Estou no meu último mês de gravidez, esperando a chegada de uma menina que vamos chamar Danna", revelou Andreina. Com Daniel, Guarín não conseguiu acompanhar o processo todo, mas desta vez tem vivido muito mais esta gravidez. "Temos vivido tudo de uma maneira diferente e isso fez muito bem animicamente ao Freddy", explicou. Em termos de adaptação a Portugal, as coisas também melhoraram e a cidade do Porto já é considerada como uma casa: "Este é o nosso terceiro ano cá e sentimo-nos muito bem, juntamo-nos a um grupo numeroso de latinos muito unido. Mudou muito, até o nosso filho está mais feliz. Agora, quando vamos à Colômbia, passado uns dias já estranhamos não estar em Portugal".

Médio avisou que ia marcar de véspera

Guarín sabia que ia marcar na noite de sábado, só não adivinhou que seria por duas vezes. A revelação foi do empresário, Marcelo Ferreyra, que revelou o teor de uma conversa que manteve com o médio poucas horas antes do início do jogo frente ao Marítimo. "Ele estava mesmo muito confiante. Aliás, até me disse que ia marcar um golo", começou por contar a O JOGO. Marcelo Ferreyra fala assiduamente com Guarín pelo telefone e garante que o médio vive um grande momento no Dragão. "Ele dizia-me que só lhe faltava marcar golos para ficar completamente satisfeito. Sente-se muito bem. Para além disso, a perna dele parece um ferro... É forte e sempre rematou com muita potência", contou.
Marcelo Ferreyra recordou ainda que Guarín está perto de voltar a ser pai pela segunda vez - "a mulher dele está grávida de oito meses" - e que, por isso, também atravessa um "excelente momento a nível pessoal". Para além desse pormenor, no FC Porto também não lhe tem faltado apoio, sobretudo de André Villas-Boas, que tem apostado muitas vezes no internacional colombiano. "Ele contou-me que está muito bem, de tal forma que o treinador preferiu apostar nele para este jogo, inclusivamente no lugar de Fernando, que já estava em condições de regressar à competição. Isso é também uma prova de grande confiança", afirmou.
A verdade é que se sentiu, sobretudo nos primeiros minutos do encontro, que Guarín estava a forçar o espaço para rematar. Só encontrou aos 37 minutos, ainda a tempo de fabricar uma obra de arte.

Guarín recorda um "dia inesquecível" e um golo para "desfrutar"

Poucas horas depois de terminado o encontro com o Marítimo, e já depois de ter conversado com os jornalistas no Estádio do Dragão, Guarín agradeceu os imensos elogios que recebeu na sua página pessoal do Twitter. "Muito obrigado pela felicitações. A verdade é que foi um dia inesquecível. Espero que desfrutem este golo, tal como eu o estou a fazer", escreveu o médio, antes de voltar a reforçar, com uma nova mensagem, os agradecimentos que recebeu. "A história continua. Obrigado a todos pelo grande apoio. Uma vez mais, obrigado, do fundo do coração". Por fim, Guarín deixou uma mensagem sobre o futuro, ao mesmo tempo que revelou ter passado os momentos que se seguiram ao jogo a ouvir "reggaeton ao máximo". "Alegre, relaxado, trabalhador, ganhador. Sempre a pensar no amanhã, em ser cada vez melhor".

in "ojogo.pt"

Sem comentários: