quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Pinto da Costa: "Nota-se a equipa a crescer"

A evidente melhoria do FC Porto faz eco na opinião de Pinto da Costa. Por isso, o presidente não equaciona contratar reforços no mercado de Inverno, ainda que não tenha sido contundente sobre o assunto. "Não deve ser preciso ir ao mercado, embora não se possa garantir isso. Não andamos à procura de nada em especial", respondeu, já depois de ter constatado a "evolução da equipa". "É jovem e nota-se que as últimas exibições têm sido melhores do que as anteriores. A equipa está a crescer", resumiu.
Pinto da Costa falou depois de ter recebido o protótipo de um busto em prata. A ideia partiu da comissão de apoio às suas sucessivas recandidaturas, que ontem mesmo aproveitou o jantar de Natal para lançar mais uma. Apesar do dia ser de festa, o presidente portista acedeu a comentar alguns temas quentes. Desde logo as declarações de Eduardo Barroso [ver na página 6]. "Não falo do Sporting porque nunca falei de outros clubes. Disse apenas para passarem imagens dos penáltis. Se isso incomodou o Sporting, fico um bocado desconfiado", começou por dizer. "Respondo-lhe quando ele falar na qualidade de presidente da mesa da AG. Não vou descer ao nível dos programas onde ele fala", prosseguiu.
Para Pinto da Costa, nem o assumir do erro por parte de Duarte Gomes desculpa o penálti não assinalado contra o Marítimo. "É preciso tomar precauções antes da chuva cair. Ele não lamentou. Como tal, seguiu em frente como se nada tivesse acontecido", respondeu. Mais "estranho", considerou, é o facto de "estar a ser branqueado que o Venâncio Tomé - ex-assistente de Lucílio Baptista - que estava em frente da jogada e sem ninguém a tapá-lo, visse e nada assinalasse", referiu.
Ainda assim, o líder portista acha que a arbitragem em Portugal goza de boa saúde. "Basta ver que um português vai ao Europeu. O Pedro Proença está ao nível de grandes árbitros, como António Garrido ou Vítor Pereira. Uma má arbitragem não significa que a arbitragem esteja mal. O nível está muito melhor e é bom", considerou.
Por fim, uma crítica aos responsáveis do futebol, pelo aumento do IVA dos bilhetes. "Isso foi falado há muitos meses e nem Federação nem Liga reagiram. E isso preocupa-me. Houve outros aumentos que acabaram por não se concretizar porque tomaram medidas. Houve uma inércia total de quem tem responsabilidades no futebol. Mas quando a selecção ganha colam-se todos à fotografia...", finalizou.

Recandidatura em marcha apesar de "ser prematuro"

Será já em Janeiro que a comissão para a sua recandidatura começará a tentar recolher 20 mil assinaturas para convencer o presidente a prolongar por mais três anos a sua permanência no FC Porto. "É prematuro, pois as eleições são só em 2013. Há muita coisa para fazer até lá, como inaugurar o museu. Compreendo o entusiasmo de Fernando Cerqueira [líder da comissão], mas tudo tem o seu tempo e tudo tem um fim", avisou Pinto da Costa.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: