terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Esquerdinha lembra o dia em que defrontou Figo pelo FC Porto


Ex-lateral dos dragões recorda a passagem pelo FC Porto e o dia em que finalmente cumpriu um sonho: tentar travar Figo. Secretário disse-lhe que iam sair de jogo para uma oficina.
Esquerdinha representou o FC Porto durante três temporadas - entre 1998/99 e 2000/01 - e recorda a passagem pelas Antas numa reportagem do Globoesporte. O ex-lateral esquerdo recorda, por exemplo, como foi enfrentar Figo na Liga dos Campeões. 

"Eu sempre fui fã de Roberto Carlos (que na época jogava no Real Madrid) e, para mim, ele era o melhor da posição. Mas via que nem ele conseguia marcar Figo na perfeição. Fiquei com aquilo na cabeça. Queria enfrentar Figo para ver como era. Aconteceu na Champions League. Antes do jogo toda a gente dizia que eu ia sair todo torto de campo. No balneário, um dos meus companheiros, Secretário, olhou para mim e disse: 'Vamos sair daqui diretos para uma oficina. Tu com Figo e eu com Rivaldo'. Levei minha família para ver. Foi tudo muito engraçado, até porque no primeiro lance ele fez-me uma grande finta. Só que depois ganhei uma bola, numa dividida, e moral. Apesar da derrota, fiz um excelente jogo. Fui aplaudido pelos colegas e por boa parte dos adeptos", recorda, referindo-se ao jogo em Camp Nou, com os catalães, em 1999/2000, que acabou com uma derrota por 4-2.

Na chegada a Portugal, Esquerdinha recorda que sentiu dificuldades com o treinador Fernando Santos. "Diziam que eu era africano, pelo estilo agressivo de atuar. No Brasil, eu não me preocupava muito em marcar. Atuávamos com dois médios de contenção. Em Portugal, não. O técnico usava o 4-3-3, com dois pontas e apenas um cabeça de área, que ficava fixo no meio. Ou seja: tive que fazer um trabalho especial para poder adaptar-me com esta nova necessidade e assim afirmar-me. Após todos os treinos, durante um mês, ficava com o preparador físico Roger Spry. Ele tinha feito algo semelhante com o Roberto Carlos. E valeu a pena. Com 15 dias, eu estava a voar", referiu. 

Depois do FC Porto, Esquerdinha passou ainda por Saragoça e Académica, antes de regressar ao Brasil. Nos dragões, venceu um campeonato, duas Taças de Portugal e uma Supertaça. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: