quarta-feira, 2 de maio de 2012

Paulo Barbosa "Varela só sai se for para melhor"


Varela está a um passo de renovar o título de campeão nacional com a camisola do FC Porto e não tem planos para mudar de ares, a julgar pelas palavras do seu empresário, Paulo Barbosa. "Ele está bem no FC Porto. Não fazemos falsa publicidade, nem andamos por aí a dizer que recebemos propostas deste e daquele clube só para aparecer. Mas isso não quer dizer que não sejamos abordados e que o Varela não tenha clubes interessados em contratá-lo. Só que nós preferimos o silêncio, é essa a nossa maneira de trabalhar. Se aparecer alguma coisa, pois conversaremos com o Varela e com o FC Porto para avaliarmos a questão", explicou a O JOGO.
O extremo vai na sua terceira temporada ao serviço dos azuis e brancos e ainda tem outras tantas para cumprir. "O Varela tem tido tantas ou mais propostas do que os outros jogadores do FC Porto, simplesmente não as tornamos públicas. Mas ele também não está interessado em sair", insistiu. Para que tal hipótese pudesse ser posta em cima da mesa, muitas questões teriam de ser conjugadas. "Teria de ser para um clube melhor do que o FC Porto e como todos sabemos não há muitos. E os que há talvez não estejam disponíveis, ou acham que o Varela ia deixar o FC Porto para ir para um Atlético de Madrid, um Génova, ou um Saragoça? Não, ele só sai se for para melhor do que o FC Porto", garantiu Paulo Barbosa, fazendo uma clara alusão às transferências de Falcao, Belluschi e Rúben Micael.
O título nacional será o oitavo troféu com a camisola azul e branca, o que o leva a pensar duas vezes quando surge algum interessado. "Ele está num dos maiores clubes da Europa, que lhe dá visibilidade, que lhe permite jogar na Liga dos Campeões, para quê sair? Isso não quer dizer que não tenha ambição, como os outros, mas para ir para um clube onde não ganhe nada não interessa, nem ele se vai esconder", reforçou.
A mudança de ares vai, portanto, muito para além das questões financeiras para o internacional português de 27 anos que, recorde-se, passou a ter uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros desde que renovou contrato, em 2010. Nesse dia, disse a O JOGO que não se importaria de terminar a carreira no Dragão. "É um jogador importante no plantel do FC Porto, que vai cumprir contrato porque prefere continuar onde está, apesar de poder haver alguns clubes interessados nele", insistiu o empresário, que não pretende, com este discurso, fechar as portas de saída. "No dia em que aparecer um clube interessante e ele gostar poderemos sempre conversar com o FC Porto. Se o negócio for bom para todos, pois muito bem, mas nas circunstâncias atuais não me parece que possa vir a deixar o FC Porto", garantiu Paulo Barbosa, um dia depois de Varela ter regressado à titularidade, numa época de altos e baixos para o internacional português.

"Tem sido o mais injustiçado"


Dois meses depois, Varela regressou à titularidade. A lesão muscular na face posterior da coxa esquerda sofrida contra o Feirense, em fevereiro, complicou-lhe a vida. O regresso só aconteceu contra o Benfica, para as meias-finais da Taça da Liga. "Se analisarem as últimas épocas dele no FC Porto, vão constatar que tem estado a um nível mais alto do que se pensa, mas infelizmente tem sido injustiçado. Aquilo que faz em campo nem sempre é valorizado como devia pela Imprensa, ao contrário do que acontece com outros jogadores", apontou Paulo Barbosa. "Se calhar, o Varela é um dos jogadores do FC Porto mais prejudicados em termos de reconhecimento, quando se lê o que escrevem dele. Mas ele é uma pessoa extremamente lúcida em relação ao que escrevem dele e tem a perfeita noção da sua importância na equipa", apontou ainda.


"Ele não faz parte dos amigos de Paulo Bento"


Paulo Bento vai divulgar a lista de convocados da seleção portuguesa para o Europeu no dia 14, mas Paulo Barbosa tem poucas esperanças de ver Varela incluído nos 23 escolhidos. Para o empresário, o mais provável será o extremo do FC Porto falhar a fase final da prova, que se disputa na Polónia e na Ucrânia. "Não acredito que o selecionador o chame, porque o Varela não faz parte do clube dos amigos do Paulo Bento", confessou a O JOGO. Os números de Varela nos últimos jogos da seleção confirmam-no como uma opção... regular no banco de suplentes. Na fase de apuramento para o Euro, Varela foi chamado para os jogos com a Dinamarca, Islândia, Noruega e Chipre, e foi sempre para o banco, jogando sete minutos repartidos pelos encontros com a Dinamarca (2') e a Noruega (5'). Contas feitas, o balanço não é muito animador, daí as poucas expectativas alimentadas pelo empresário. "Não vejo grande vantagem em ver o Varela ser chamado à Seleção só para ir fazer número. Para isso, mais vale ele ir de férias e aproveitar para descansar e começar bem a próxima temporada no FC Porto. Ganha mais com isso do que ir lá para passar a vida no banco e não jogar", acrescentou Paulo Barbosa.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: