quarta-feira, 2 de maio de 2012

Fernando: "Todos querem ganhar ao campeão"


Ao terceiro campeonato que festeja pelo FC Porto, Fernando realça uma certeza: ganhar está cada vez mais difícil. A convicção reforça o valor que o plantel dá ao título matematicamente assegurado no domingo e que assenta, defende o Polvo, num espírito de grupo que resistiu aos momentos mais críticos. Por isso, e em declarações exclusivas a O JOGO, o médio recusou-se a eleger um episódio que defina esta época.
"Não destaco momentos porque o campeonato premeia a regularidade. Tivemos um ou outro resultado que não esperávamos, mas soubemos sempre aguentar firme e acreditar no nosso trabalho. Somos muito fortes como equipa dentro e fora do relvado", elogia o brasileiro, que puxa das estatísticas para confirmar um ciclo de evidente domínio dos azuis e brancos. "Não é por acaso que nos últimos 67 jogos para o campeonato perdemos apenas um. Gostava de ver isso valorizado por quem critica", atirou, expondo a derrota em Barcelos, com o Gil Vicente, como um mero acidente de percurso para uma equipa que está na dianteira desde a reta final do ciclo de Jesualdo Ferreira.
Um registo que, segundo Fernando, engrandece os dragões e estimula a concorrência. Vencer o FC Porto, sustenta, é um troféu à parte para os adversários. "Cada vez que ganhamos um título, o seguinte é mais complicado. Todos querem ganhar ao campeão e sentimos isso por parte de todos os adversários. Este é o meu décimo título no FC Porto e todos têm um sabor único, até porque sabemos e sentimos o que cada uma das nossas conquistas significam para os nossos adeptos", refere, perspetivando já a festa de sábado, frente ao Sporting, e convocando os portistas para um momento especial. "Especial é ser campeão e festejar com os adeptos que nos apoiam todo o ano. Especial é ver o Dragão cheio para nos apoiar. Queremos ganhar os dois jogos que faltam porque é assim que funcionamos. Sabemos que o Sporting chega num bom momento, fez uma fase final de campeonato muito forte, mas queremos ganhar para que a festa com os nossos adeptos seja perfeita", sintetizou, varrendo por fim qualquer picardia com o Benfica a propósito da reviravolta na tabela que, em finais de janeiro, dava cinco pontos de vantagem às águias.

Mais de dois títulos por época


As contas são de Fernando e não estão erradas. Em quatro temporadas ao serviço do FC Porto, o médio brasileiro soma já dez títulos, o que significa que, em média, leva mais de dois troféus por época para casa. O que o Polvo ainda não conseguiu, porém, foi a tão desejada convocatória para a seleção brasileira, o que retira parte da dimensão que Fernando gostaria que os seus feitos em Portugal tivessem. No Dragão, o trinco soma já três campeonatos (2008/09, 2010/11 e 2011/12), três Taças de Portugal (2008/09, 2009/10 e 2010/11), três Supertaças (2009/10, 2010/11 e 2011/12) e a Liga Europa (2010/11).


3 QUESTÕES


Jaime Magalhães, ex-Jogador do FC Porto
"Fernando é dos melhores do mundo"


1
Por opção ou lesão, Fernando jogou menos do que o habitual. Entre Souza e Defour, encontrou substituto à altura?
O Fernando tem muito valor. Mas o plantel do FC Porto tem outros jogadores que podem resolver. As equipas e os jogadores sofrem oscilações de forma e, por vezes, até têm quebras físicas. Depois de ganhar o campeonato é mais fácil analisar as opções alternativas. Porque se tudo correu bem, é porque estas resultaram.

2
O Fernando já mostrou vontade de jogar pela seleção brasileira. Coloca-o entre os melhores trincos do mundo?
Convém dizer que todos os jogadores do FC Porto estarão sempre sujeitos a estar em qualquer seleção, seja ela a portuguesa, argentina ou brasileira. O valor do plantel não permite exceções. Fernando é um dos melhores do mundo. Aliás, se há, como os jornais dizem, grandes clubes atrás dele, é porque é.

3
Depois de já na época passada ter manifestado vontade de sair, isso será agora inevitável?
Para já vamos ver se alguém o quer. E depois é uma questão de o negociar. O FC Porto percebe mais disso e tem feito grandes negócios. Mas também se falou que Hulk queria sair e ele acabou por ficar e foi preponderante no título. Mas é natural que Fernando queira dar outro passo. E acho que para ele, e para o clube, pode ser bom.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: