sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Teo força, mas está difícil

A novela em torno da transferência de Teófilo Gutiérrez não terá desfecho breve. O empresário do jogador disse ontem a O JOGO que "nas próximas duas semanas não haverá desenvolvimentos", por causa da paragem para as festividades da passagem de ano e porque o Racing ainda precisa de tempo para pensar. Na Argentina, porém, insiste-se na ideia de que o avançado não está disposto a perder a transferência com que sempre sonhou e que está a forçar a barra, ao ponto de ameaçar não se apresentar no regresso aos treinos do Racing, já no dia 4. "Sobre isso não falamos", respondeu-nos Efraín Pachón, o agente do dianteiro. "São assuntos nossos", explicou, dando um claro indício de que, mesmo que isso não venha a acontecer, a intenção passa por aí. Ao diário argentino "Olé", já havia confirmado que o Teo não voltará mesmo à Argentina. "O Racing prometeu que em Dezembro o deixava sair para a Europa", explicou.
Para Gutiérrez, essa será a melhor forma de provar ao presidente do Racing que não quer ficar mais seis meses na Argentina. E, depois das palavras deste, o avançado acredita que a falta injustificada ao trabalho seria suficiente para o convencer a ceder às pretensões de o libertar. "Não queremos reter um jogador que não queira ficar connosco", disse Gaston Cogorno, o presidente do clube, mas deixando um aviso ao jogador: "Tem de se apresentar para começar a pré-época. É um compromisso que deve cumprir por ele e por respeito aos companheiros", frisa.
Para o convencer, Gaston Cogorno tem elogiado o jogador nos últimos dias. Alfio Basile, o novo treinador do Racing, também, como OJOGO escreveu ontem. "Comigo marcaria 15 golos. É um jogador muito importante. Quero conversar com ele. É fundamental para o meu estilo de jogo", disse Basile. "Gostaríamos de o manter o maior tempo possível, pelo menos mais um semestre", concordou o presidente. Ainda assim, confirmou que "se chegar uma oferta" a vai analisar. "Se for conveniente para todos, aceitaremos", continuou.
Enquanto cresce a especulação em torno do seu futuro, o jogador continua de férias. "Está tranquilo. Sabe que há cinco clubes interessados e que, por isso, tem tudo para melhorar de vida", contou a OJOGO Efráin Pachón, que, de forma indirecta, confirma estar a fazer um "forcing" para que o Racing não lhe corte as pernas a Teo. "Queremos que ele saia e estamos a bater-nos por isso. Mas tem de haver acordo entre as partes. Infelizmente não posso garantir que saia em Janeiro", lamenta. "O FC Porto é, entre os interessados, o clube onde ele gostaria de jogar", frisou.
Ao MaisFutebol, o pai do jogador confirmou também essa vontade. "O Téo está entusiasmado e ansioso por uma definição. Esperamos que a direcção do Racing não complique. Ele já sabe tudo do clube e reza por um entendimento. O FC Porto é o clube perfeito para ele. As pessoas do FC Porto demonstraram um interesse enorme, foram extremamente correctas e o Téo vai responder com golos e muita entrega", referiu. "A opção dele está feita. Quer jogar no FC Porto, impor-se na Europa e ficar muitos anos em Portugal. Falcao só nos disse bem sobre o clube. O Téo quer ser o seu sucessor", continuou. "Eles estão a fazer tudo para segurá-lo, mas o ciclo no clube acabou", finalizou.
O FC Porto aprecia Gutiérrez, isso é seguro, mas não está disposto a cometer loucuras e não trabalha apenas no jogador do Racing. Os dragões admitem outras soluções, mas ainda procuram ver o que resulta deste braço-de-ferro entre jogador e clube. Ao mesmo tempo, trabalham em alternativas. Aliás, a procura de um avançado tem sido um processo longo, como se pode ver aqui ao lado.

Nomeado

Teófilo Gutiérrez foi nomeado para integrar a equipo ideal de 2011 na América do Sul, numa votação que está a ser promovida pelo diário uruguaio "El País". O avançado que o FC Porto está a tentar contratar foi incluído nesta lista à custa da excelente temporada realizado ao serviço do Racing de Avellaneda. Exibições essas que, como se sabe, despertaram a cobiça de vários emblemas europeus nos últimos meses. Curiosamente, há mais um jogador que está a caminho dos dragões, este já contratado, que também foi nomeado para o 11 do ano. Trata-se de Danilo. O lateral-direito está a gozar os últimos dias de férias antes de viajar para Portugal e pode despedir-se do Brasil com mais esta distinção. A votação encerra hoje, mas o avançado na mira dos dragões não estava, ontem, entre os mais votados.

Assobiado

Em rota de colisão com o Racing, Teófilo Gutiérrez foi ontem muito contestado pelos adeptos do clube que ainda representa. O facto de estar, aparentemente, a forçar a saída, mas sobretudo ter manifestado disponibilidade para representar os grandes rivais do Racing, o River Plate e o Boca Juniors, não caiu bem na grande massa associativa do quarto clube argentino com mais adeptos. Cerca de dois mil participaram ontem numa festa de comemoração do 10º aniversário do título nacional ganho em 2001, o último que o clube alcançou. E foi durante esse evento que Teo Gutiérrez foi assobiado quando passaram imagens suas nos ecrãs que relembravam o percurso da equipa no último Torneio Abertura. Refira-se que o avançado teve o mesmo tratamento que o antigo treinador Diego Simeone, que abandonou o Racing na semana passada para assinar pelo Atlético de Madrid.

in "ojgo.pt"

Sem comentários: