quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FAZ EXAMES E ASSINA ATÉ AO FINAL DA ÉPOCA


Deixou o carnaval do Rio de Janeiro para trás e chega com vontade de voltar a sambar nos relvados portugueses. Liedson aterra hoje em Portugal acreditando que, aos 35 anos, será capaz de dar à sua carreira uma segunda juventude.

A motivação está em alta, não tendo sido por acaso que o Levezinho insistiu para que as negociações com o Flamengo tivessem um desfecho positivo, disponibilizando-se para um contrato de empréstimo que lhe garante, para já, pouco mais de quatro meses ao serviço do FC Porto. Marcar golos e convencer os dragões a exercer a opção de compra do passe é o seu próximo desafio, dado que no Brasil dificilmente voltará a ter mercado, em face do seu salário elevado.

Apontado para ganhar 80 mil euros líquidos por mês ao serviço dos azuis e brancos, o Levezinho apenas tem de superar uma derradeira formalidade, os exames médicos, antes de colocar o preto no branco. Embora as informações oriundas do Brasil garantam que o dianteiro está em condições de jogar, o facto é que padece de dores crónicas no joelho esquerdo, sequela de três cirurgias – duas quando representava o Sporting e outra já no Brasil, determinada pelos médicos do Corinthians. “Vai ser assim pelo resto da vida dele, porque é um joelho sofrido há anos”, comentou Joaquim Grava, o responsável pela derradeira artroscopia.

Escrutínio

Tendo em conta que o FC Porto confia em Jackson Martínez como primeira opção para a posição 9, essa eventual dificuldade de Liedson em suportar uma utilização contínua acaba por esbater-se. Trata-se de uma questão clínica que terá, certamente, de ser analisada pelos médicos portistas, mas ao que tudo indica superável. Até porque o Levezinho, no Brasil, somou um número elevado de jogos nos últimos dois anos, tendo a sua aptidão sido novamente escrutinada quando se mudou do Corinthians para o Flamengo, em julho passado. Caso a contratação seja oficializada, como se prevê, Vítor Pereira passará a contar com uma solução válida, tanto para render Jackson como para alargar a frente de ataque, solução tática que com Kléber só muito raramente foi utilizada.

Veterano atuou em 88 jogos no Brasil

• A condição física de Liedson é um ponto fulcral para que a contratação seja oficializada. Apesar da idade, e dos problemas que chegou a arrastar, o facto é que o dianteiro realizou um total de 88 jogos desde que deixou o Sporting para voltar a competir em solo brasileiro, em fevereiro de 2011. Nesse ano, ainda obteve 23 golos ao serviço do Corinthians, acabando por quebrar em 2012 para um total de 8 golos entre o período que passou no emblema de São Paulo e os encontros que realizou já com a camisola do Flamengo. Nos 25 jogos que fez pelo Sporting, em 2010/11, o Levezinho ainda somou 10 tentos ao seu pecúlio.

in "record.pt"

Sem comentários: