quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pinto da Costa será reconduzido na presidência até 2016

ÚNICO CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES DE SÁBADO


Pinto da Costa vai ser reconduzido no sábado na presidência do FC Porto para o triénio 2013-2016, apresentando-se mais uma vez como candidato único nas eleições, para aquele que será o seu 13.º mandato consecutivo.

A reeleição de Pinto da Costa surge envolvida num ambiente de euforia azul e branca, depois das comemorações dos títulos nacionais de futebol (tricampeão), andebol (penta) e hóquei em patins, conquistados no passado fim-de-semana.

Para a história das eleições portistas ficará apenas a percentagem com que Pinto da Costa será reconduzido no cargo e o número de votantes e se será batido o máximo dos 98 pontos percentuais com que foi eleito para o mandato de 2010-2013.

Eleito a 17 de abril de 1982 como 33.º presidente do clube, Pinto da Costa, de 74 anos, prepara-se para o seu 13.º mandato, tendo "dourado" a história do emblema com inúmeros títulos nacionais e internacionais, nas várias modalidades do clube.

Sob a liderança de Pinto da Costa, o FC Porto conquistou, no futebol, duas Ligas dos Campeões (uma ainda como Taça dos Campeões Europeus), uma Taça UEFA, uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, duas taças intercontinentais, 20 campeonatos nacionais, 12 Taças de Portugal e 19 Supertaças Cândido de Oliveira.

A esses títulos, e no que diz respeito a modalidades coletivas, juntam-se 58 no hóquei em patins, 26 no basquetebol e 19 no andebol.

Após alguns meses de tabu, desde que, em declarações à revista "France Football", admitiu que era hora de mudança na direção do clube, a recandidatura de Pinto da Costa foi oficializada a 19 de abril por uma comissão de apoio liderada por Fernando Cerqueira.

A documentação entregue nos serviços do clube por Fernando Cerqueira, que assegura continuar a apoiar Pinto da Costa enquanto este assim o pretender, integrava um total de 23.735 assinaturas e 92 cartas de apoio de delegações e casas do FC Porto.

Pinto da Costa será acompanhado no novo mandato por Sardoeira Pinto (Mesa da Assembleia-Geral) e José Paulo Sá Fernandes Nuno de Almeida (Conselho Fiscal).

As eleições decorrem entre as 10 e as 19 horas de sábado, no Dragão Caixa.

in "record.pt"

Sem comentários: