sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Único campeão que resiste na frente

Vítor Pereira ganhou mais um argumento para se defender dos críticos: o FC Porto é o único campeão em título que consegue estar na liderança do campeonato, entre as principais ligas europeias. Barcelona, Manchester United, Milan, Borússia de Dortmund ou ainda Lille são os actuais campeões dos cinco campeonatos mais cotados na Europa, mas nenhuma destas equipas consegue ocupar, neste momento, a liderança da respectiva liga. Neste particular, o FC Porto apresenta-se como a grande excepção do topo europeu, ao conseguir repartir a liderança do campeonato com o Benfica, ainda que com vantagem na diferença de golos - os portistas têm mais golos marcados e menos sofridos do que o rival da Luz.
Esta curiosidade não elimina, no entanto, a validade de algumas das críticas que têm sido dirigidas à equipa de Vítor Pereira, até porque o tom mais agressivo das últimas análises surgiram, sobretudo, devido às más prestações - e resultados - na Liga dos Campeões. É precisamente na Champions que o FC Porto tem falhado neste início desta temporada, tendo-se colocado numa posição pouco confortável para garantir um dos dois primeiros lugares do grupo e consequente acesso aos oitavos-de-final da competição. Se a nível interno os portistas podem continuar a gabar-se de se conseguirem destacar dos restantes campeões, lá fora o caso muda ligeiramente de figura: o Barcelona já se encontra apurado no mesmo grupo em que o Milan está perto de seguir o mesmo caminho, tal como o Manchester United, que lidera o grupo onde se encontra o Benfica; sendo assim, sobram Lille e Dortmund, as duas equipas capazes de imitar o FC Porto nas dificuldades para garantir um lugar na fase a eliminar da Liga dos Campeões.
No essencial, sobra a liderança do FC Porto no campeonato, um feito actualmente sem paralelo nos seis campeonatos mais bem cotados no ranking europeu. Este facto serve também para reforçar a ideia de que nem sempre é fácil conviver com os sucessos mais recentes - e foram muitos na época passada -, naquele que até parece ser um dos principais problemas dos portistas neste arranque de temporada. Já agora, quem é que já não se recorda do fracasso desportivo que se seguiu à conquista da Liga dos Campeões em 2004?

in "record.pt"

Sem comentários: