sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Gabão-Brasil (0-2): a vitória mais «portuguesa» de sempre

Seis «portugueses» em campo e Luisão com a braçadeira; Hernanes e Sandro marcaram os golos

A selecção do Brasil venceu a sua congénere do Gabão (2-0), no amigável realizado nesta quinta-feira em Libreville. O jogo decorreu no novo estádio Nacional, cujo relvado, em condições inacreditáveis, estava transformado num autêntico pantanal. 

Com seis jogadores que actuam na Liga portuguesa, este foi o Brasil mais «português» de sempre, num jogo que permitiu as estreias de Bruno César, Alex Sandro e Kléber.

Luisão envergou a braçadeira de capitão, e foi o único a jogar os 90 minutos. Bruno César, Elias e Hulk foram confirmados no onze titular por Mano Menezes. Já Alex Sandro entrou ao intervalo, para o lugar de Fábio (Manchester United). Kléber foi o último representante da Liga portuguesa a entrar em acção, rendendo o seu colega de equipa Hulk, aos 70 minutos. 

Foi Sandro, médio defensivo do Tottenham, a marcar o primeiro golo da sua equipa (13 m), de recarga a uma defesa de recurso do guarda-redes Ebang, na sequência de um cruzamento de Bruno César, após canto curto na direita. 

Aos 35 minutos, o médio Hernanes fez o 2-0, em nova recarga, de cabeça, a uma defesa incompleta do guarda-redes gabonês, após excelente remate de Jonas, de fora da área.

Entre os dois golos, Hulk teve um bom remate de fora da área, que passou perto do poste (27 m) e no minuto seguinte Elias esteve quase a marcar, mas o seu remate foi bem defendido por Ebang, que está a ser uma das figuras da parte. 

Na segunda parte, Hulk voltou a ter uma excelente ocasião, aos 55 minutos, embalando para o face a face com o guarda-redes. Mas, agarrado na camisola por um defesa do Gabão, acabou por perder a hipótese de concluir a arrancada de forma vitoriosa.

O maior destaque individual para os jogadores que actuam na Liga portuguesa acabou por ser conseguido por Bruno César, que além da participação no lance do primeiro golo teve mais algumas aberturas de bom nível, e uma espectacular tentativa de chapéu, quase do meio-campo, que passou muito perto do alvo (53 m).

Aos 70 minutos, Bruno César voltou a passar perto do golo, num lance criado por Hulk: o avançado do F.C. Porto cruzou na direita, e o médio do Benfica concluiu de primeira, sem deixar cair a bola. Só uma grande defesa do guarda-redes Ebang impediu o terceiro golo do Brasil.

O guarda-redes Diego Alves, do Valência, também teve oportunidade de valorizar a estreia na baliza do escrete com três boas defesas, num jogo em ritmo fatalmente lento, com os jogadores forçados a adaptar-se às condições do terreno.

O onze do Brasil foi o seguinte: Diego Alves, Fábio (Alex Sandro, 46 m), Luisão, David Luiz e Adriano; Sandro (Lucas Leiva, 57), Elias (Thiago Silva, 85), Hernanes e Bruno César (Willian, 71); Jonas (Dudu, 75) e Hulk (Kléber, 70).

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: