terça-feira, 10 de abril de 2012

Estatuto de cabeça de série na Champions quase garantido

O FC Porto tem praticamente garantido o estatuto de cabeça de série na próxima edição da Liga dos Campeões, e só mesmo uma conjugação muito improvável de fatores poderá retirar essa vantagem teórica aos dragões. A história mete ao barulho clubes como Arsenal, Inter de Milão, Chelsea e até Atlético de Madrid, de Falcao, mas tem de começar a ser contada por algo bem mais próximo fisicamente. Em primeiro lugar, os portistas terão de garantir um dos dois primeiros lugares do campeonato ou então, na pior das hipóteses, jogar a pré-eliminatória e o play-off de apuramento para a fase de grupos se acabarem a época no terceiro lugar, que ficou matematicamente garantido com a vitória em Braga. Apesar disso, e depois do que aconteceu durante esta jornada, não terminar o campeonato num dos dois primeiros lugares seria algo de verdadeiramente improvável.
Sendo assim, e dando como certa a presença na próxima fase de grupos da Champions, seguem-se outras contas que, mais uma vez, só num imenso conjunto de circunstâncias poderão retirar o estatuto de cabeça de série na Champions. Neste momento, os portistas encontram-se no oitavo lugar do ranking de clubes - precisamente o número de grupos e, consequentemente, de cabeças de série -, ou seja, seria necessário que as sete equipas que estão à frente do FC Porto se conseguissem qualificar para a Liga dos Campeões, mas também que alguma que está atrás no ranking ultrapassasse o FC Porto.
Para começar, dos clubes que estão à frente há três que têm a presença na Champions ainda em dúvida - Chelsea, Arsenal e Inter de Milão -, sendo que no caso da equipa italiana, até existem nove pontos a separá-la da Lázio, atual terceira classificada da Serie A, o último dos lugares de aceso à Liga dos Campeões. Mas mesmo que Chelsea, Arsenal e Inter de Milão conseguissem chegar a esse objetivo, seria ainda necessário que o Atlético de Madrid, o único clube que tem o FC Porto ao alcance, somasse pontos suficientes na Europa para ultrapassar os dragões. Para isso acontecer, seria necessário que Falcao e companhia vencessem a Liga Europa ou, então, chegassem à final com duas vitórias nos jogos das meias-finais, que vão disputar frente ao Valência. Mas não é tudo; é também preciso que o Atlético de Madrid garanta o quarto lugar do campeonato, o que não será fácil. Tudo somado, é caso para dizer que os portistas têm tudo para voltar a ser cabeças de série na próxima época.

A pior época em cinco anos...


A eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões e, depois, nos 16 avos de final da Liga Europa transformou esta temporada na pior do FC Porto a nível europeu nos últimos cinco anos. Tratou-se da época em que os portistas menos pontuaram para o ranking de equipas, tendo havido apenas três clubes do top 20 que fizeram ainda menos pontos: Liverpool, Shakhtar Donetsk e Villarreal. Mesmo assim, o FC Porto está muito perto de repetir o estatuto de cabeça de série da última temporada, que só teve paralelo, com este "novo" formato da Liga dos Campeões, em 2004/05, após a conquista da competição. Desde então, só duas vezes os portistas não se apuraram para os oitavos de final, curiosamente quando não tiveram equipas inglesas no grupo.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: