quinta-feira, 9 de junho de 2011

"Já fez as malas, agora só falta saber o dia"

Tal como O JOGO já tinha avançado, Iturbe viajará para Portugal nos próximos dias para oficializar o contrato de cinco temporadas com o FC Porto e começar a conhecer os cantos à casa. O avançado fez 18 anos no início do mês e até podia atravessar o Atlântico sozinho, mas deve ser acompanhado pelo pai, Juan Iturbe, e pelo empresário Gustavo Mascardi neste primeiro capítulo da aventura europeia. Um capítulo que será, inevitavelmente, curto porque em meados de Julho terá de apresentar-se em Buenos Aires para o estágio da selecção de sub-20 da Argentina, tendo em vista a presença no Mundial da categoria.
"Ele já tem as malas praticamente feitas e só está à espera de saber o dia ao certo da viagem para Portugal. E, em princípio, vai saber tudo amanhã [hoje]. Está previsto um contacto dos responsáveis do FC Porto com o empresário do meu filho para tratar desses pormenores", referiu a O JOGO.
O pai já esteve na Invicta em Janeiro - por Iturbe ser menor foi o progenitor quem tratou das questões do contrato com o FC Porto - tendo inclusive assistido ao jogo da Taça da Liga com o Beira-Mar que os dragões venceram por 3-0. Quando regressou ao Paraguai procurou ser o mais minucioso possível nos detalhes sobre a realidade que espera o filho, que agora verá tudo com os próprios olhos. Iturbe vai conhecer o Estádio do Dragão, o Centro de Treinos do Olival e escolher um local para viver, podendo iniciar a pré-temporada a 30 Junho com os novos companheiros. "Ele vai para o Porto e depois volta para a Selecção por causa do Mundial", lembrou Juan Iturbe, pai. Ainda não há uma data exacta estipulada para a concentração dos sub-20 alvi-celeste, mas é certo que será em meados de Julho, o que significa que Iturbe dificilmente estará na apresentação oficial do plantel do FC Porto, versão 2011/12. Ao que tudo indica, os dragões vão reeditar a final da Taça Intercontinental de 1987, com o Peñarol, a 24 de Julho, poucos dias antes do início do Mundial.
Nesta altura, Iturbe está a gozar umas miniférias, aproveitando para descansar depois de um ano intenso. "A época foi muito longa e stressante com jogos do campeonato, da Copa Libertadores e da selecção da Argentina. Agora, ele está a recarregar baterias antes de ir para Portugal", contou o pai do reforço portista.

Craque foi de férias para a Foz do Iguaçu

O campeonato paraguaio terminou no último fim-de-semana e como o Cerro Porteño também foi afastado da final da Copa Libertadores uns dias antes, a época já terminou para Iturbe. E como foi longa e cansativa - com jogos da selecção sub-20 da Argentina pelo meio - o jovem que o FC Porto contratou aproveitou para tirar uns dias de férias e fazer algumas compras, enquanto não sabe ao certo o dia da viagem para Portugal. Agora que já é maior de idade, Iturbe fez cerca de 350 quilómetros até à zona da fronteira com o Brasil e instalou-se em Ciudad del Este, na Foz do Iguaçu, onde ficam as famosas cataratas. Hoje, já deve estar de volta a casa, em Assunção, capital do Paraguai, à espera que toque o telefone.

in "ojogo.pt"


Sem comentários: