sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hulk não mudou

É errado eleger Hulk bode expiatório do momento atribulado do FC Porto. É certo que as coisas já saíram melhor ao Incrível (dois golos nos últimos quatro jogos, sendo que um foi de penálti), mas não é por falta de esforço que o registo e as exibições não são melhores.
A estatística nem sempre chega para ilustrar o momento de forma de um jogador, mas neste caso permite-nos concluir que se Hulk não faz melhor, não é porque esteja desmotivado.
Nos dois últimos jogos para o campeonato, o brasileiro foi até mais participativo do que nos seis anteriores: tocou mais vezes na bola, participou em mais ataques e combinações com os colegas e só rematou menos do que é habitual. A grande diferença foi o aumento de 50% nas bolas perdidas, o que revela, sim, mais dificuldades em passar pelos adversários. Quando muito, o craque vive uma crise de confiança, que obviamente o impede de fazer melhor.
Na Liga dos Campeões, Hulk também foi o melhor portista nos dois jogos contra o APOEL e melhorou registos por comparação com os dois primeiros jogos do grupo.
Em Chipre, o subcapitão mostrou-se disponível para arcar com as responsabilidades, o que por si só é um atestado de maturidade. Mas, como frisou, é injusto que o culpem de tudo. Afinal, a disponibilidade não mudou - e a forma de jogar também não.

Só Leo Messi remata mais

Se ao lado explicamos que ninguém pode apontar o dedo ao Incrível por não tentar fazer melhor, os números, por comparação com outros craques europeus, também dão razão ao esforço do jogador. Só Messi remata mais do que Hulk na competição: 33 contra 25 remates. Isto significa que até Cristiano Ronaldo (21 remates) procura menos o golo do que o Incrível, embora seja muito mais eficaz. Seguem-se Ibrahimovic e Benzema, ambos com 15, e, por fim, Fernando Torres, com catorze.

Até é mais colectivo

Substituído contra o Paços de Ferreira e acusado de ter sido muito individualista nos 54 minutos que passou em campo, Hulk prova com números que isso é errado. Nos últimos dois jogos, Hulk dobrou o número de passes feitos aos seus colegas. E participou em mais jogadas.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: