sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Vitor Pereira: «A última época é irrepetível»

Treinador tenta cortar radicalmente com o passado, mas lembra que no campeonato a equipa tem exactamente os mesmos pontos


Vitor Pereira assumiu uma postura muito diferente da habitual, na conferência de imprensa desta sexta-feira. Assertivo, agitado, por vezes até agressivo, o treinador do F.C. Porto entendeu ser a hora de dar um murro na mesa publicamente e afastar, de uma vez por todas, as críticas sobre o seu trabalho. Só o tempo poderá dar razão, ou não, ao técnico. 

Um dos pontos mais fortes da conversa terá sido o corte radical com o passado. Vitor Pereira disse alto e a bom som que a «última época é irrepetível». E recusou-se a fazer promessas. «Isso não.»

«Sabia o que ia passar este ano quando aceitei treinar o F.C. Porto. Temos é de ir em busca de um bom nível exibicional, mas isso só se faz com trabalho e paciência», alvitrou o treinador dos dragões, interessado também em puxar os adeptos para o seu lado. Isto, apesar da forte contestação sofrida à chegada do Chipre.

Vítor Pereira: «Mais cedo ou mais tarde a regularidade virá»

Técnico lembra que na época passada a equipa nem sempre jogou bem


Vítor Pereira, treinador do F.C. Porto, admite que acabar com a instabilidade nas exibições da equipa é, neste momento, um dos principais objectivos dos dragões. Na antevisão do jogo deste sábado com o Olhanense, e no rescaldo da derrota em Nicósia, o técnico lembrou que na época passada a qualidade das actuações nem sempre foi a melhor:

«O nível de qualidade só sobe quando há confiança. No ano passado isso aconteceu porque vencemos muitas vezes. Inicialmente o nível exibicional também não foi elevado, gostaria de recordar isso», referiu.

Por isso, o técnico admite que no Algarve, para lá da conquista dos três pontos, há a intenção de reforçar a confiança com um jogo conseguido: «Temos de ir buscar o nosso jogo, a pressão, a constância exibicional. É para isso que trabalhamos. Mais cedo ou mais tarde, o mais depressa possível, essa regularidade chegará.»

Perante tudo isto, a intenção é clara. «Vamos a Olhão como líderes do campeonato, apesar de todo o folclore. O objectivo é claro: trazer de lá os três pontos. Queremos ser Porto no carácter, na entrega e na qualidade. No Chipre fomos Porto na união, não fomos na qualidade.»

in "maisfutebol.iol.pt"
«Trabalhamos para os nossos adeptos. Há que perceber a insatisfação deles, mas ele também têm de entender que o ano passado acabou e que este ano há novas dificuldades. Estamos a começar, estamos à procura do nosso melhor. Quando as coisas correm mal, é normal que as emoções venham à flor da pele. Aceitamos as críticas, mas não as faltas de respeito», sublinhou Vitor Pereira.

Maisfutebol quis saber se não seria legítimo, mais de três meses após o início do trabalho, esperar mais deste F.C. Porto. O treinador respondeu com números. 
«O ano passado, nesta mesma jornada da Liga, também tínhamos dois empates. Este ano, tal como na época anterior, vencemos a supertaça. É exactamente o mesmo registo. A única diferença é no plano europeu. Mas a realidade da Liga Europa e da Liga dos Campeões é completamente diferente.»


1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda tenho secreta esperança que as coisas melhorem para o F C Porto, mas tem de haver grande transformação em quase tudo, a começar na transmissão que o treinador possa exprimir... e partilhar, nomeadamente no comando verdadeiro da equipa.