quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Bruno Alves: transferência vale quase meio milhão de euros ao Varzim

A notícia da transferência de Bruno Alves para o Zenit foi recebida com natural satisfação pela direcção do Varzim Sport Club. O defesa central representou durante sete épocas os lobos do mar - entre o segundo ano de infantil e o segundo de júnior - e os poveiros terão de ser indemnizados pelos seis últimos na qualidade de clube formador.


Contas feitas, o Varzim tem direito a dois por cento dos 22 milhões de euros pagos pelo emblema russo, o que totaliza cerca de 440 mil euros. Uma ajuda extra para enfrentar uma temporada longa e de receitas magras na Liga de Honra.

«Fico muito feliz, por vários motivos. O Bruno Alves é um excelente exemplo da qualidade que o Varzim tem nas suas escolas de formação. Mas como ele há outros. O Geraldo e o Júlio, por exemplo, que são irmãos do Bruno», disse Lopes de Castro, presidente do Varzim, ao Maisfutebol.

OFICIAL: Bruno Alves no Zenit por 22 milhões de euros

Zenit anuncia: Bruno Alves chega quarta-feira a São Petersburgo

A confirmar-se esta verba que quase atinge o meio milhão de euros, o Varzim paga automaticamente mais de metade da época que se avizinha. Lopes de Castro ainda não sabe quando chegará a quantia ansiada aos cofres do clube, mas confia nos regulamentos da FIFA.

«Está tudo perfeitamente estipulado e, por isso, só podemos aguardar com serenidade.» Os regulamentos da FIFA falam, recorde-se, em um mês após a recepção de cada tranche do valor total para ser dado o percentual respectivo ao clube formador.

Ao que o Maisfutebol sabe, o Sp. Farense, o V. Guimarães e o AEK Atenas - onde Bruno Alves actuou por empréstimo do F.C. Porto - também poderiam ser ressarcidos em 165, 110 mil e 110 mil euros euros, respectivamente, mediante a condição de formadores. No entanto, o F.C. Porto costuma precaver-se e nestas situações de empréstimo opta por colocar cláusulas adicionais.

Estes items visam impedir que o clube receptor receba uma verba proveniente de uma transacção, como esta de Bruno Alves. Resta saber se no acordo de cedência do defesa aos clubes de Faro (uma época e meia), de Guimarães (um ano) e de Atenas (um ano) estava incluído alguma alínea deste tipo.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: