quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Já está e é mesmo por 22 milhões


Só faltava mesmo a confirmação formal e ela chegou ao final da tarde com o comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM): FC Porto e Zenit concluíram os termos do acordo para a transferência de Bruno Alves, numa operação que, tal como O JOGO antecipara, envolve 22 milhões de euros (o Varzim diz ter direito a 440 mil euros pela formação) . O jogador, que ontem ainda treinou no Olival, segue já hoje rumo a São Petersburgo para efectuar os exames médicos habituais, formalidade indispensável antes de se juntar à equipa treinada pelo italiano Luciano Spalletti, onde jogam os também portugueses Danny e Fernando Meira.


Em princípio, Bruno Alves, que completa 29 anos em Novembro, deverá assinar um contrato de quatro temporadas com o clube russo, naquela que será a segunda aventura fora de Portugal depois da passagem de um ano pelo futebol grego.

Ainda que não seja um campeonato de sonho, e até com experiências fracassadas de outros portugueses que já o tentaram, a verdade é que proposta do Zenit cobre, e de que maneira, a prioridade estabelecida pelo jogador em declarações recentes: melhorar o salário. O patrocínio da Gazprom, uma das maiores empresas russas, focada no sector energético, garante desafogo financeiro ao Zenit para oferecer contratos milionários. As garantias de Meira e de Danny, com quem partilhou recentemente os trabalhos da Selecção, terão sido importantes para Bruno Alves aceitar mudar-se para a Rússia, apesar da preferência inequívoca por Inglaterra, Espanha ou Itália, de onde nunca surgiram propostas convincentes.

Consumada a saída, que se anunciava há meses, a pergunta a que os adeptos portistas procuram dar resposta é muito simples: e agora, quem vem? André Villas-Boas tem apenas três centrais no plantel - Rolando, Maicon e Sereno - e é com eles que montará o puzzle defensivo para a Supertaça. Mas, precisamente porque a saída de Bruno Alves era esperada, os portistas já têm mais do que pesquisado e aprovado o nome do substituto. Ontem mesmo, assim que se oficializou a saída, não faltaram especulações para todos os gostos e preços. Enquanto não surgem outras pistas mais concretas, fica apenas a recolha dos nomes de centrais tidos como alvo do FC Porto nos últimos meses: Rafael Tolói (Goiás); Gustavo Lazzaretti (esteve no Guimarães); Mário Fernandes (Grémio, mas recentemente operado a um ombro); Gabriel Mercado (ex-Racing, mudou-se para o Estudiantes) ou Rodriguez (Braga).

Só a vender centrais dava para comprar um Ronaldo

Ricardo Carvalho (30 milhões) mais Pepe (30 milhões) mais Bruno Alves (22 milhões). Somadas as parcelas, dava quase os mais de 90 milhões que o Real Madrid pagou por Cristiano Ronaldo. Se juntarmos outros centrais recentes (Fernando Couto, Jorge Andrade e até, imagine-se, Ricardo Costa...), então chegava e sobrava para um Ronaldo. E a pronto pagamento...

in "ojogo.pt"

Sem comentários: