quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rio Ave para chegar aos 50 jogos sem perde

Braga, o jogador, não o clube, foi o responsável pela última derrota do FC Porto no campeonato na condição de visitado. Se não perderem com o Rio Ave, no sábado, os portistas atingem o número redondo de 50 jornadas seguidas no Estádio do Dragão sem entregar os três pontos. Foi a 25 de Outubro de 2008 que o Leixões surpreendeu os azuis e brancos, então orientados por Jesualdo Ferreira, por 3-2. Um resultado que não impediria a conquista do título.
Feitas as contas, são mais de três anos sem perder diante dos seus adeptos na Liga. Quase 39 meses ou, se preferirem, 1176 dias. Isto no sábado, dia do jogo com a equipa de Vila do Conde.
Depois de ter igualado, em Alvalade, o recorde interno de invencibilidade em jogo seguidos na Liga (53), o FC Porto propõe-se a conseguir mais um feito. Nos 49 jogos desta série, a equipa cedeu apenas 10 empates, tendo marcado 121 golos (média de 2,46) e sofrido apenas 33.
Mais: passando incólume nesta jornada, o FC Porto fica a apenas dois jogos de "apanhar" o Benfica de John Mortimore, a equipa que mais tempo esteve sem perder em Portugal.


Recorde absoluto é Real

O feito que o FC Porto pode alcançar no sábado é assinalável, mas perde algum valor se comparado com o que já foi atingido por essa Europa fora. O Real Madrid detém o recorde absoluto de invencibilidade caseira em jogos do campeonato com umas impressionantes 121 jornadas, entre 1957 e 1965. Em Inglaterra, com a ajuda de José Mourinho, o melhor registo é do Chelsea, com 86 jogos sem perder. Em Itália, o Torino esteve 88 partidas a somar pontos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: