quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dragões admitem chegar até à FIFA

Danilo está inscrito na Liga, como O JOGO ontem adiantou, mas a tomada de posição dos advogados do Santos, adiando a emissão do certificado internacional, deixou os dragões em alerta e prontos para tomar medidas. Insistindo que o reforço está pago e que as condições do contrato entre os clubes são claras, a SAD admite ir até à FIFA para desbloquear o detalhe que prende, neste momento, a estreia do lateral.
Na segunda-feira, o FC Porto acedeu ao Transfer Market Service (TMS) para validar a transferência de Danilo. O processo é rápido e depende de um clique, correspondendo à vontade da FIFA em contornar as sempre morosas trocas de certificados internacionais entre federações.
Ora, o Santos parece interessado em protelar a estreia do jogador pelos dragões, num processo que é entendido pela SAD como uma retaliação para com os empresários que gerem os interesses do internacional brasileiro. A direcção de Luiz Álvaro Ribeiro está em choque com o Grupo DIS, que ainda tem interesses no clube, entre os quais o médio Paulo Henrique Ganso.
FC Porto e Danilo estão no meio da guerrilha, mas não ficarão para avaliar os estragos. O clube diz-se cumpridor (já pagou os 13 milhões da transferência na totalidade) e o jogador vê a ameaça do arrastamento do processo como uma afronta pessoal. É bom lembrar que a vontade dos dragões era que Danilo se apresentasse logo em Julho, em consonância com aquele que também era o desejo do próprio lateral, que chegou mesmo a manifestá-lo a O JOGO.
A contratação foi adiada por comum acordo, mas sem cláusulas que permitem arrastar o caso para além de Janeiro. Acreditando na boa-fé do Santos, o FC Porto continua convencido de que o certificado será emitido entre hoje e amanhã, permitindo a Danilo ser opção contra o Rio Ave, por muito que a titularidade deva continuar reservada para Maicon.
Contudo, a SAD conhece os prazos e não ficará de braços cruzados se o Santos não emitir o certificado até ao final da semana. Aí, a FIFA será chamada a pronunciar-se.


Passos até ao certificado provisório

O Santos tem até segunda-feira, dia 16, para confirmar a emissão do certificado internacional de Danilo. Ao 8º dia após a abertura do processo já os dragões podem solicitar que as federações e a FIFA averiguem o que adia a emissão do mesmo. Em caso extremo, e ao cabo de 30 dias, será a própria FIFA a emitir um certificado provisório que permita a Danilo jogar. Ao cuidado do Santos: as multas são pesadas...

João Vicente Gazolla

"Presidente decide"

O FC Porto aguarda que o Santos valide a transferência de Danilo através do TMS (Transfert Market Service), situação que só deverá verificar-se na próxima semana, conforme explicou a O JOGO João Vicente Gazolla, advogado do clube brasileiro. "O presidente é que decide e ele pediu para aguardar pelo seu regresso de férias, que deverá acontecer no início da próxima semana", comentou. Gazolla não quis relacionar esta demora na validação da transferência com o milhão de euros que Luiz Álvaro Oliveira, presidente do Santos, veio a público reclamar recentemente, no âmbito da transferência de Alex Sandro para o FC Porto. "Não sei precisar o que pode estar na origem desta situação", garantiu, recusando a ideia de braço de ferro entre os dois clubes: "Não é retaliação por nada, nem nada que se pareça, ainda para mais com um clube irmão como o FC Porto. Mas enquanto não tivermos ordens do presidente não podemos fazer nada".
Por esclarecer está ainda a versão que o advogado diz ter entre mãos, relativamente ao contrato de Danilo. "O documento legal que tenho diz que Danilo tem contrato com o Santos até Junho de 2012. Mas só com o regresso do presidente é que poderemos esclarecer tudo", concluiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: