sábado, 15 de outubro de 2011

Dupla habitual para o título


Com FC Porto e Benfica como principais candidatos ao título, a Liga Portuguesa de Basquetebol começa a disputar-se hoje, depois de na temporada passada terem sido precisos os sete jogos da final para se conhecer o campeão nacional. Este ano, já com um troféu cada, dragões (ergueram a Supertaça) e águias (venceram o Troféu António Pratas) voltam a protagonizar nova luta a dois no campeonato, cuja fase regular se prolonga até dia 7 de Abril de 2012 e com a final a jogar-se à melhor de cinco encontros.
O Benfica, agora com Carlos Lisboa ao leme em vez de Henrique Vieira, apostou forte no mercado, contratando Seth Doliboa (grande figura do título de 2008/09), João "Betinho" Gomes, Ted Scott e Fred Gentry e fazendo regressar António Monteiro e Tomás Barroso, naquele que é o seu melhor plantel dos últimos anos. O FC Porto fez menos trocas, mantendo a mesma base que lhe garantiu o título nacional: saíram apenas Sean Ogirri e Julian Terrell, chegando Reggie Jackson e, esta semana, Rob Johnson. Do núcleo duro fazem ainda parte José Costa, Carlos Andrade, João Santos e Miguel Miranda, que estiveram no EuroBasket'11 e são peças fundamentais para o conjunto orientado por Moncho López.
Os dois favoritos só entram em acção amanhã: os encarnados iniciam-se diante do Barreirense - que se manteve na Liga após a desistência do Penafiel -, enquanto os azuis e brancos têm pela frente a Académica, treinada agora por Luís Santarino e que se pode intrometer na luta dos dois grandes, tal como o Guimarães e a Ovarense. Terceira Basket e Basquete de Barcelos são as equipas estreantes.
Há um ano, o basquetebol português adoptava novas regras de jogo. Agora, as alterações foram sobretudo económicas, com mudanças na taxa de inscrição dos clubes e dos jogadores, nas deslocações às ilhas e na comparticipação de arbitragens. Ao mesmo tempo, os clubes acordaram entre si poder inscrever até quatro jogadores estrangeiros, mas a crise leva a que, para já, a maioria dos clubes não preencha todas as vagas.

Sem Europa e com Angola

Depois de nenhuma equipa nacional se ter inscrito nas competições europeias, a única prova que se vai realizar além-fronteiras é a Supertaça Compal, em Angola, de 8 a 12 de Fevereiro. O FC Porto, o CAB Madeira, o Petro de Luanda e o Libolo têm a presença assegurada. O 1º de Agosto aceitou o convite após as recusas do Benfica e do Costa do Sol. Havendo ainda uma vaga para ocupar ontem, o Barreirense mostrou-se disponível.

in "oogo.pt"

1 comentário:

César João disse...

Parabéns pelo espaço!
Tenho um blogue denominado de Futebol Total:
http://acoreseofutebol.blogspot.com/

Será que podemos fazer troca de links?

Obrigado pela atenção,
cumprimentos.