terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lucho voltou a casa

Lucho, que ontem à noite foi recebido em apoteose por meia centena de adeptos presentes no aeroporto, deve assinar um contrato com o FC Porto válido por duas épocas e meia (que poderá ser prolongado caso El Comandante, 31 anos, seja convidado para assumir outras funções no clube quando terminar a carreira). Realizados os exames médicos marcados para hoje, o médio poderá até estrear-se já domingo com o Setúbal.
Para este regresso, El Comandante terá aceite receber menos de metade dos publicitados 400 mil euros mensais que auferia em Marselha, condição para concretizar o desejo de voltar a vestir a camisola azul e branca, dois anos e meio depois de ter saído para França, então a troco de 18 milhões de euros. O FC Porto, segundo a comunicação social francesa, pagará ao Marselha cerca de 3,5 milhões de euros.
Foi um regresso emocional. Lucho foi recebido com cânticos e aplausos, e com muitas fotos tiradas com os telemóveis das dezenas de adeptos que nem o frio demoveu de verem com os próprios olhos o regresso do antigo capitão. Mal foi perceptível no aeroporto que chegara o carro do FC Porto, com Rui Carvalho, team-manager do clube, a agitação começou a fazer-se sentir. Pouco depois, Lucho surgia pela porta VIP do aeroporto, acompanhado pela esposa (Andreia) e com o filho (Matteo) ao colo, não escondendo a satisfação quando ouviu os cânticos que o saudaram, erguendo o polegar e acenando. Mal o carro arrancou, foi cercado pelos adeptos entusiasmados.
Antes de toda esta emoção, o dia de Lucho até começara igual a muitos outros em Marselha, com o argentino a dirigir-se ao complexo de treinos de "La Comanderie" para trabalho de recuperação no ginásio, depois de no dia anterior ter jogado, no que foi a última vez, com a camisola do OM contra o Rennes. Por essa altura, ainda faltava acertar alguns pormenores antes de Vincent Labrune, presidente do Marselha, confirmar aos microfones da rádio RMC que o acordo tinha finalmente sido alcançado, ao início da tarde. "Com a saída de Lucho poupamos cerca de 2 milhões de euros em ordenados até ao final do contrato", esclareceu o dirigente.
Ainda nas instalações do Marselha, o argentino despediu-se dos companheiros, perdendo mais tempo com os que lhe eram mais chegados no clube, não contendo uma certa emoção à mistura. Deschamps, técnico do Marselha, nunca admitiu perder um jogador com a influência de El Comandante, mas viu-se obrigado a ceder perante as dificuldades financeiras que o clube atravessa. Apesar da insistência de O JOGO, José Anigo, director-desportivo do clube, não aceitou fazer qualquer comentário sobre o regresso do médio ao FC Porto.

Rui Barros não duvida de que ele fará a diferença

Rui Barros fez a ponte entre França e Portugal no dia do regresso de Lucho ao FC Porto. "Trata-se de um jogador importantíssimo para o clube, por tudo aquilo que ele representa. As portas estavam abertas para o regresso e é um prazer que isso se tenha confirmado", declarou Rui Barros à Imprensa francesa, ele que fez um percurso semelhante na sua carreira, deixando o Marselha para voltar para o FC Porto. "É como se nunca tivéssemos saído", frisou. Agora com Lucho na equipa, Rui Barros acredita que o argentino pode voltar a ser uma referência: "Ele vem com vontade de provar que ainda está no topo. O FC Porto é um clube de vencedores e ninguém vem para aqui para relaxar. Ele traz o orgulho, a paixão e uma enorme vontade", concluiu.

El Comandante é opção para a Liga Europa

Só um dos dois reforços poderá ser opção para os jogos com o Manchester City, da Liga Europa. O regulamento diz que os clubes podem inscrever jogadores que já jogaram, no mesmo ano, nas provas europeias, desde que não tenham jogado na mesma competição ou que o clube antigo não esteja na mesma prova. Por isso, Lucho pode ser inscrito porque actuou numa prova diferente, a Liga dos Campeões, com a camisola do Marselha. Já o avançado Janko, foi usado em quatro jogos da Liga Europa pelo Twente e, como tal, não será alternativa a Kléber. O FC Porto tem até à meia-noite de amanhã para enviar a lista definitiva de jogadores para as próximas eliminatórias da Liga Europa, podendo trocar três jogadores. Danilo e Lucho entrarão nas vagas de Fucile e Belluschi ou Guarín.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: