terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Reforços alimentam sonho

A derrota e péssima exibição do FC Porto em Barcelos desanimaram os adeptos, mas poucos atiram a toalha ao chão. O entusiasmo em torno do regresso de Lucho González é um sinal evidente do reforço moral injectado ontem, também com a contratação de Marc Janko. A resolução dos problemas no ataque é, para a maioria dos adeptos e para dois dos inquiridos, a chave para a voltar ao primeiro lugar. Cinco pontos não são irrecuperáveis, até porque ainda há um Benfica-FC Porto e a crença generalizada é de que os encarnados perderão mais alguns pontos. Ao FC Porto é, porém, pedido um resto de época imaculado e sem rasto dos erros de anteontem.
A falta de atitude e de motivação são os factores mais votados como responsáveis pelo desnorte da equipa contra o Gil Vicente. Mas, segundo a opinião dominante nos blogues e fóruns do universo portista, bem como das personalidades inquiridas por O JOGO, Vítor Pereira também tem largas responsabilidades na intermitência da época actual, com Champions e Taça de Portugal já perdidas e o campeonato como objectivo que já depende da prestação do Benfica. Álvaro Magalhães repetiu que o treinador não tem qualidade para o FC Porto e Miguel Guedes questiona algumas das suas opções, especialmente Maicon como defesa-direito, quando há um lateral recém-contratado por quase 18 milhões de euros. "O que começou por ser uma solução de recurso é agora uma aposta pessoal. Pare por favor. Está a fazer mal à equipa e ao próprio jogador", diz.
Além de Danilo, também Lucho González e Janko chegam para aumentar o rendimento da equipa. A forma física do argentino ainda suscita algumas dúvidas, mas ninguém recusa aplaudir a contratação. "Pode ser que ponha ordem no meio-campo", atirou Álvaro Magalhães.
Quanto a Janko, há duas ideias comuns: falta de conhecimento generalizado sobre o austríaco e esperança de que se imponha imediatamente no onze titular. Kléber tem, neste momento, uma imagem muito desgastada.

Números garantem empenho

Quem lê com atenção as estatísticas dos dois últimos jogos nem acredita que o FC Porto perdeu 3-1 em Barcelos e ganhou anteriormente ao V.Guimarães, numa das melhores exibições da temporada.
Os números nem sempre permitem fazer uma leitura correcta daquilo que os jogos foram e este é um caso evidente. Mas dizem que o FC Porto empenhou-se a fundo para ganhar. Se houve algo que faltou foi qualidade e imaginação. Não suor nem vontade de fazer as coisas melhores.
Esta semana, por exemplo, o FC Porto teve mais bola do que contra o V.Guimarães. Tocou-a 671 vezes, contra 547 com o V.Guimarães. Foi igualmente acertado (78%) no passe e só perdeu mais 11 bolas directamente para o adversário: 116 contra 105. Pelo contrário, recuperou mais quatro: 75 contra 71. Nos itens relativos ao ataque, também há supremacia neste último jogo: 31 contra 27 cruzamentos e 18 para 15 remates. Isto apesar de os portistas terem somando menos dois cantos.

Opinião

Manuel Serrão, Empresário

"Campeonato em aberto"

"Ainda não está decidido, o campeonato continua em aberto, está mais difícil, mas é possível. Ainda há a deslocação à Luz e além disso tenho a certeza que o Benfica não vai ganhar os jogos todos até ao fim. Mas é preciso rever algumas coisas, porque o FC Porto não pode jogar tão bem como contra o V. Guimarães e depois ter aquela atitude contra o Gil Vicente. Não esquecer a arbitragem, porque bastava não ter havido erros contra o Benfica e não terem prejudicado do FC Porto e poderíamos estar aqui a conversar de outra forma."

Álvaro Magalhães, Escritor

"Época para deitar fora"

"O campeonato já não me parece possível, não pelos cinco pontos de diferença, mas porque o Benfica é uma equipa consolidada e mais forte. Por isso é que digo que o campeonato foi à vida, como a Champions. É uma época para deitar fora. É inacreditável como planearam tão mal a época, com um ponta-de-lança que já se sabia que não servia e outro que chegou e que se desconhecia se ia vingar. Quanto aos reforços, não desaprovo o Lucho, pode ser venha pôr ordem no meio-campo. O ponta-de-lança não conheço, mas continuo a dizer que o técnico não tem pernas para o FC Porto."

Miguel Guedes, Cantor

Défice indisfarçável de motivação

O FC Porto ressuscitou alguns dos impiedosos sinais de Coimbra. A primeira parte foi miserável. Parece que a equipa precisa constantemente de ser lembrada que pode ganhar um campeonato. Há um défice indisfarçável de motivação. O FC Porto ainda não está afastado do título, mas não pode cometer mais erros. É insustentável que os adeptos não percebam se a equipa não está com o treinador ou o treinador não está com a equipa. Lucho entusiasma qualquer portista. Quanto ao Janko, só acho que não adianta um ponta-de-lança se não for para pegar já de estaca.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: