quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pekerman: «Jackson provou valor»

NÃO HESITA EM COMPARÁ-LO A... FALCÃO
 
Cerca de 24 horas depois de Jackson Martínez ter aberto a porta a uma eventual saída do FC Porto, o avançado colombiano recebeu os mais rasgados elogios do seu selecionador, José Pekerman. Aliás, o técnico, de 63 anos, chegou mesmo a equiparar o camisola 9 dos dragões a Falcão, um atacante que deixou muitas saudades aos adeptos portistas.

O mote para esta comparação foi uma pergunta de um jornalista catalão que questionou José Pekerman sobre a compatibilidade de Messi e Neymar. O argentino exibiu um largo sorriso e respondeu à letra: “Tenho um problema muito parecido com o do meu amigo Tata Martino, pois eu posso contar com o Jackson Martínez e o Falcão. Estou convencido que é melhor contar com bons jogadores do que não poder contar com eles”, referiu sorrindo, antes de avaliar o avançado do FC Porto: “O Jackson já provou o valor que tem a toda a gente, não só no seu clube mas também na seleção. Temos avançados de bom nível e ele é um futebolista confiável”. De seguida lamentou a ausência de Falcão – dispensado devido ao nascimento da filha – mas lembrou o seu alto rendimento alcançado ao serviço de “FC Porto e Atlético Madrid”.

Cautelas

Numa fase da temporada em que os jogadores ainda estão à procura dos melhores índices físicos, José Pekerman mostrou-se preocupado com o aparecimento de lesões, e as devidas consequências destas para o futuro dos seus futebolistas nos respetivos clubes.

À partida, o Cha Cha Cha, de 26 anos, seria titular indiscutível no encontro com a Sérvia, mas o esforço despendido pelo atacante na Supertaça pode levar o treinador argentino a tomar outra decisão.

“Em relação ao Jackson só devo dizer que não posso confirmar a sua titularidade. Ele tem-se treinado condicionado e só vai jogar amanhã [hoje] se estiver nas melhores condições. Pela minha parte, espero que isso aconteça”, referiu Pekerman, lembrando que o jogo com a Sérvia “é um particular” cujo único objetivo é encontrar soluções que possam ser utilizadas contra o Equador, no dia 6 de setembro, em jogo a contar para a qualificação para o Mundial de 2014. Uma corrida onde a Colômbia ocupa uma posição de privilégio, a três pontos da liderança da Argentina mas com menos uma partida disputada.

Desta forma, José Pekerman deu a entender que não correrá quaisquer riscos com o jogador do FC Porto. Se o ponta-de-lança tiver qualquer dor será poupado para poder defrontar o V. Setúbal, domingo, no arranque da 1.ª Liga.

Pekerman: «Quintero deu um passo gigantesco»
lembra que é preciso tempo para jovem evoluir


Os poucos minutos de utilização de Quintero frente ao V. Guimarães, na Supertaça, foram suficientes para deixar os adeptos do FC Porto a sonhar. José Pekerman não tem dúvidas sobre o potencial do jovem de 20 anos, mas pede calma e promete que fará tudo para ajudar o jogador a evoluir.

“Sem dúvida que o Quintero deu um passo gigantesco, ao deixar o Pescara e ingressar no FC Porto. É um jovem de muito talento que vamos tentar incorporar de uma forma gradual”, afirma o técnico, que deixa alguns avisos em relação ao futuro próximo do médio: “Este passo que ele deu vai obrigá-lo a enfrentar algumas mudanças, mas não tenho dúvidas que o FC Porto contratou um jogador notável.”

O selecionador da Colômbia reconheceu que o novo camisola 10 dos dragões vai ter “outra visibilidade” no mundo do futebol, e voltou a lembrar que por vezes é preciso ter alguma calma.

“Temos de esperar pelos momentos adequados. O Quintero agora representa um clube que luta sempre para ganhar e essa filosofia enquadra-se na sua personalidade. Sei que o jogador está a ser acompanhado e, acima de tudo, está feliz. Isso é o mais importante”, concluiu.

in "record.pt"

Sem comentários: