quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Luzes da ribalta

EUROPA RENDIDA A HULK E AO FENÓMENO VILLAS-BOAS
 
Villas-Boas é o “baby fenómeno” dos treinadores europeus. Assim o define o jornal transalpino “Corriere della Sera”, um dos mais conceituados de Itália, que lhe dedicou quase uma página na sua edição de ontem. Aqui ao lado, na “Marca”, o “novo Mourinho” é o treinador da semana, mas o destaque vai quase todo para Hulk, “o brasileiro incrível”.

É o FC Porto em plano de destaque nos países dos grandes campeonatos e a cotação das suas estrelas a subir em flecha. E se o mercado parece pronto para atacar Hulk, que ganha outro mediatismo em função da maior dimensão dos seus feitos, é notória a curiosidade europeia em torno do técnico de 33 anos e que parece destinado a voos mais altos.

Amarrado

Com o Incrível a acelerar para a descolagem no final da temporada, Pinto da Costa tem devidamente amarrado o jovem treinador. O contrato de dois anos até pode ser reforçado e o FC Porto não será apanhado desprevenido. Face à onda de bons resultados, Villas-Boas não tardará a ver o seu nome sondado por grandes clubes, sobretudo se tiver sucesso idêntico ao de Mourinho, por quem o Chelsea pagou mais de 5 milhões de euros.

Com os grandes jornais internacionais (do Japão aos Estados Unidos) a dedicarem grande atenção a este novo fenómeno, não deixam de ser interessantes as comparações (inevitáveis) com o Special One. “Taticamente, o trabalho do Mourinho loiro é mais sofisticado do que o do original”, escreve o “Corriere della Sera”, que ousa uma análise forte: “É mais voltado para o jogo de ataque.”

A “Marca” lembra que o arranque de Villas-Boas no FC Porto supera igual período de José Mourinho, mas os espanhóis centram atenções no fenómeno Hulk, o MVP do fim-de-semana à escala internacional. O jornal realça a forma como o brasileiro vulgarizou David Luiz, primeiro, e Fábio Coentrão, depois, e conclui que esta será uma exibição para recordar.

O dragão ganha dimensão e começa a justificar grandes loas na imprensa internacional. Os analistas preveem que “os títulos vão cair como fruta madura” e está publicamente assumido que o FC Porto quer a Liga Europa, o que reforçaria o destaque global que esta equipa tem justificado.

in "record.pt"

Sem comentários: