quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Falcão - Renovação é já este mês

Falcao vai renovar ainda este mês o contrato que o liga ao FC Porto. Neste momento, as conversas entre as duas partes estão bem encaminhadas para que o acordo seja anunciado brevemente, estando previsto não só um substancial aumento salarial para o avançado, mas também o prolongamento no tempo do vínculo actual, uma vez que o colombiano se encontra preso ao clube por "apenas" mais dois anos e meio. Radamel García, pai e empresário de Falcao, já se encontra na cidade do Porto, tal como assumiu o próprio avançado na sua página do Twitter, devendo reunir-se ainda durante esta semana com a SAD portista. Nesta negociação, o FC Porto tentará introduzir uma cláusula de rescisão no contrato de Falcao - é um dos poucos jogadores do plantel que não têm uma... -, em princípio com uma quantia nunca inferior a 40 milhões de euros, uma vez que foi esse o valor atribuído recentemente a Silvestre Varela. Neste particular, Hulk é o jogador com a cláusula mais elevada no plantel (100 milhões de euros).

Apesar de um início de temporada menos fulgurante por parte de Falcao, pelo menos no que diz respeito a golos marcados, os responsáveis portistas nunca deixaram de acreditar no avançado - André Villas-Boas chegou mesmo a defendê-lo publicamente... -, razão pela qual se mostraram sempre disponíveis para continuar a conversar sobre a renovação. Agora, o internacional colombiano está de regresso à grande forma evidenciada na última temporada, estando a formar uma grande parceria no ataque com Hulk e Varela.

De referir ainda que o FC Porto detém, neste momento, 95 por cento do passe de Falcao, depois de ter adquirido, recentemente, mais 35 por cento no negócio que envolveu a venda de Mario Bolatti para a Fiorentina. No início da última temporada, os portistas tinham pago uma verba muito próxima dos quatro milhões de euros por 60 por cento do passe, num investimento que, percebe-se agora, está plenamente justificado pelas grandes exibições do avançado, mas também pela possibilidade de realizar uma eventual mais-valia com uma futura transferência.

Radamel García cumpre promessa

Radamel García, pai e empresário de Falcao, já tinha anunciado, através das páginas de O JOGO, a intenção de se deslocar à cidade do Porto por esta altura do ano. No início do mês de Outubro, Radamel Garcia revelou mesmo que continuavam as conversações relativamente à renovação de contrato, mas nunca admitiu abertamente que essa era uma das suas intenções. Agora, o pai de Falcao cumpriu a promessa de viajar para Portugal e, sabe O JOGO, chegou com a intenção de fechar definitivamente um processo que se arrasta há alguns meses. Por terra também parecem cair as notícias que davam conta de um eventual desentendimento entre Falcao e o seu pai.

A voar tanto como Cristiano Ronaldo


Os 13 golos apontados esta temporada ajudaram Radamel Falcao a manter-se entre os melhores goleadores do mundo durante o ano de 2010. Neste momento, o avançado do FC Porto contabiliza um total de 36 remates certeiros, tantos como Cristiano Ronaldo, apesar de contabilizar menos três jogos do que o internacional português. Falcao é, actualmente, o terceiro melhor marcador mundial deste ano, sendo apenas ultrapassado nesta contabilidade por Messi e Luís Suarez. E se chegar ao argentino nos jogos que faltam disputar parece ser uma missão praticamente impossível, tendo em conta os 48 golos (!) apontados este ano pelo avançado do Barcelona, já ultrapassar o uruguaio do Ajax estará perfeitamente ao alcance de Falcao, uma vez que são apenas dois os golos que separam os sul-americanos. Actualmente, o avançado do FC Porto encontra-se no terceiro lugar desta lista, que conta ainda com o nome de Diego Forlán, agora com apenas 31 golos nas 63 partidas já realizadas.


Desmontando os golos apontados esta época por Falcao, refira-se que o avançado já marcou seis no campeonato (apenas menos um do que nas mesmas 10 jornadas da época passada), mais seis na Liga Europa e um na selecção colombiana, no recente amigável disputado frente ao Equador. Agora, até ao final do ano de 2010, Falcao tem mais sete jogos para realizar, podendo chegar aos oito na eventualidade de o FC Porto eliminar o Moreirense na próxima eliminatória da Taça de Portugal. Depois, sobram ainda quatro jornadas do campeonato (Portimonense, Sporting, Setúbal e Paços de Ferreira) e mais duas da Liga Europa, que servem para encerrar a fase de grupos da competição.

O outro calcanhar que faz sucesso

Marcar golos de calcanhar não é propriamente uma novidade para Falcao. Antes do clássico com o Benfica, o colombiano já tinha experimentado o gesto na Liga dos Campeões, com o Atlético de Madrid. Hulk não conseguiu rematar com sucesso, por duas vezes, e decidiu assistir Falcao, que, num ápice, percebeu que só podia meter a bola na baliza de calcanhar. É precisamente esse golo que está nomeado para melhor da Champions da época passada, em conjunto com Mark Gonzalez (CSKA), Messi (Barcelona), Milito (Inter) e Alejandro Domínguez (Rubin Kazan). O portista lidera a votação, com 52 por cento, à frente de Messi. A iniciativa é da cadeia televisiva FOX.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: