quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Varela regista patente

MELHOR MARCADOR PORTUGUÊS DA LIGA
Varela não tem um impacto mediático comparável ao de Hulk ou Falcão, mas a verdade é que o Drogba da Caparica também é um dos principais responsáveis pela excelente campanha que o FC Porto tem vindo a realizar.

É sobretudo com golos que o extremo tem dado o seu contributo à equipa. Já leva 7 no total dos jogos oficiais que realizou, sendo que 6 deles conseguiu-os no campeonato. Um registo assinalável, que o deixa no topo dos melhores marcadores portugueses da Liga. Curiosamente, num país onde os pontas-de-lança escasseiam, Varela apontou todos os seus golos dentro da grande área. Notável!

Na ausência de uma alternativa válida ao titularíssimo Radamel Falcão, tem sido um extremo de raiz a surgir na principal zona de finalização e com a eficácia referida. As diagonais de Varela tornam-se mortíferas para os adversários, seja para finalizar as investidas de Hulk pela direita, ou para dar o flanco esquerdo a Alvaro Pereira, aparecendo na área para tentar finalizar os cruzamentos do uruguaio. Com bola, também opta por interiorizar o seu jogo até encontrar o momento ideal para disparar às redes adversárias. Foi desta última forma que marcou ao Sp. Braga e à U. Leiria.

No registo de Varela, falta apenas um golo na Liga Europa. A verdade é que, nessa prova, Villas-Boas tem optado por dar a titularidade a Rodríguez em detrimento do ex-E. Amadora. Em contrapartida, na Liga, Varela marca tanto quanto Falcão (6 golos cada um) e mais do que qualquer outro português. Nesse particular, leva um golo de vantagem em relação a João Tomás (Rio Ave) e a Miguel Fidalgo (Académica)...

Lito Vidigal: «Surpresa é Varela não atuar não Seleção»

Lito Vidigal trabalhou diretamente com Varela no E. Amadora e, por isso, não se deixa surpreender pela veia goleadora que o jogador tem demonstrado. Contudo, o treinador, de 41 anos, continua espantado pelo facto de o extremo não ser presença assídua na equipa de todos nós.


“Surpresa é ele não jogar frequentemente na Seleção Nacional. Quanto ao resto, ao que tem feito no FC Porto, não fico surpreendido. Já no E. Amadora era um dos goleadores da equipa, mas agora tem mais qualidade à sua volta, pelo que acho normal que jogue melhor e marque mais golos”, explicou.

Quando contactado por Record, na tarde de ontem, Lito Vidigal nem pestanejou: “Sobre o Varela? Acho que já não tenho mais nada a dizer, já disse tudo...” Contudo, mostrou-se perspicaz a analisar o facto de Varela marcar todos os seus golos dentro da grande área. “Sim, que me lembre, no Estrela da Amadora, só marcou 1 ou 2 de fora da área. Ele tem um remate forte e colocado, mas a verdade é que gosta de arriscar, gosta de furar até encontrar o lugar ideal para rematar e, por norma, ele aparece dentro da área, onde as probabilidades de sucesso são maiores”, prosseguiu.

Outra forma encontrada pelo técnico para justificar a onda de golos de Varela prende-se com questões táticas: “O FC Porto joga em 4x3x3, mas com três avançados e não com um avançado e dois extremos.”

in "record.pt"

Sem comentários: