sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Vendas é com o FC Porto

Os campeões nacionais estiveram, uma vez mais, em destaque no mercado de transferências. Foi o sétimo clube que mais vendeu no planeta. Associação Nacional de Agentes de Futebol sublinha importância de Portugal ter uma marca desta dimensão.

O FC Porto foi o sétimo clube europeu que mais facturou este Verão. Djalma deve acertar contrato com um clube turco, no último dia de mercado naquele país. Até agora, o Porto ganhou mais de 75 milhões de euros com as vendas de James Rodriguez, João Moutinho, Atsu, para além da facturação resultante de empréstimos de outros jogadores.

O clube obtém o segundo melhor registo das últimas dez temporadas no que toca ao volume de vendas, conseguindo, desta forma, aliar sucesso desportivo a bons resultados financeiros. Emanuel Calçada, secretário-geral da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF), observa o modelo de gestão dos campeões nacionais e reforça a ideia de uma organização que valoriza cada um dos seus jogadores através do colectivo. 

"A imagem transportada [pelo Porto] para o exterior é que não é o produto do sucesso individual que faz o resultado, mas o sim o próprio colectivo. A organização do Porto consegue trabalhar sobre o atleta para que consigam atingir um resultado conjunto: o jogador vê melhorado o seu contrato de trabalho e o clube vê melhorada a receita através da sua actividade", observa Emanuel Calçada.

Neste sentido, com uma melhor promoção dos atletas, o FC Porto tem maior probabilide de obter sucesso. Esta afirmação do FC Porto como clube vendedor de qualidade é também positiva numa perspectiva mais global para quem actua no mercado português e do mercado português para outros mercados.

"É sempre importante ter uma marca de referência forte, porque potencia o negócio", diz Emanuel Calçada. O secretário-geral da ANAF foca as duas dimensões desta valorização: "Por um lado, na relação que o clube estabalece com os agentes e que lhes permite criar relações com outras marcas. Por outro lado, estabelecem-se novas relações comerciais com outros agentes".

in "rr.pt"

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