domingo, 20 de outubro de 2013

Alma de campeão


O FC Porto Vitalis bateu este domingo os franceses do Dunkerque (22-21) e somou o primeiro triunfo na fase de grupos da EHF Champions League. Num jogo emotivo e decidido nos segundos finais, a raça do Dragão fez a diferença nos momentos decisivos.

Com um Dragão Caixa bem composto (1.102 espectadores) e vestido a preceito para mais uma partida da maior competição europeia de clubes, o pentacampeão nacional mostrou desde muito cedo para o que vinha, assumindo rapidamente a liderança do marcador. Com uma defesa aguerrida e maior eficácia na hora de visar a baliza contrária, o FC Porto Vitalis foi para o intervalo com dois golos de vantagem (13-11). E com justiça, diga-se.

O reinício não correu de feição ao conjunto orientado por Ljubomir Obradovic. À quebra de intensidade defensiva juntaram-se alguns erros acumulados no ataque, permitindo uma reacção à formação francesa, mais concentrada no começo da etapa complementar. A reviravolta no marcador não causou mossa nas hostes portistas e a alma de campeão sobressaiu quando mais foi precisa.

A pouco mais de dois minutos do fim, com o marcador a registar um empate a 21 golos, Miguel Sarmento atirou com estrondo à barra da baliza guardada por Vincent Gerard, naquilo que foi uma espécie de prenúncio para o que estava para vir. A 1:14 minutos, o jovem proveniente do ABC desfez a igualdade e estabeleceu o 22-21 que se viria a registar no final. O êxtase dos adeptos portistas assim que soou a buzina é mais do que genuíno: estava garantida a primeira vitória de sempre na fase de grupos da EHF Champions League. Fez-se história, portanto.

O próximo jogo do FC Porto Vitalis neste grupo B da EHF Champions League disputa-se a 16 de Novembro, no Dragão Caixa, frente aos polacos do Wisla Plock.

FICHA DE JOGO

FC Porto Vitalis-Dunkerque, 22-21
EHF Champions League, grupo B, 4.ª jornada
20 de Outubro de 2013
Dragão Caixa, no Porto (1.102 espectadores)

Árbitros: Vaclav Horacek e Jiri Novotny (Rep. Checa)

FC PORTO VITALIS: Aldredo Quintana (g.r); João Ferraz (3), Gilberto Duarte (4), Tiago Rocha (6), Wilson Davyes (4), Ricardo Moreira (1) e Mick Schubert (3)
Jogaram ainda: Hugo Laurentino (g.r), Daymaro Salina, Miguel Sarmento (1)
Treinador: Ljubomir Obradovic

DUNKERQUE: Vincent Gerard (g.r), Baptiste Butto (1), Espen Lie Hansen (3), Kornel Nagy (4), Benjamin Afgour (4), Pierre Soudry (3) e Theophile Causse (1)
Jogaram ainda: Nicolas Nieto, Guillaume Joli (3), Julian Emonet (2), Christoffer Rambo
Treinador: Patrik Cazal

Ao intervalo: 13-11


"A defesa foi a chave da nossa vitória"

Ljubomir Obradovic não tem dúvidas quanto ao detalhe que fez a diferença a favor do FC Porto Vitalis no triunfo sobre os franceses do Dunkerque (22-21). Por seu turno, João Ferraz considera que a experiência europeia que vem sendo acumulada ajudou o pentacampeão nacional a lidar melhor com os momentos decisivos.

Ljubomir Obradovic (treinador)
“Vencemos um jogo tremendamente difícil frente a uma excelente equipa, que nos criou muitas dificuldades. Parabéns aos meus jogadores, nos quais tenho um orgulho indescritível, e aos nossos adeptos, que mais uma vez foram incansáveis no apoio que nos deram e essenciais para a nossa vitória. Não é fácil jogar a este ritmo e a este nível, sobretudo com um plantel tão fustigado por lesões, mas voltámos a mostrar o nosso valor e tivemos grandes momentos de andebol. A forma como defendemos foi a chave da nossa vitória. Foi isso que fez a diferença nos momentos fulcrais”.

João Ferraz (jogador)
“Fizemos uma excelente primeira parte, mas não entrámos bem na segunda e permitimos que o Dunkerque passasse para a frente do marcador. Soubemos reagir a essa adversidade e voltámos a mostrar o nosso valor e a nossa competência. A equipa está a crescer a experiência que temos acumulado permite-nos tomar melhores decisões e estar melhor preparados para os momentos importantes dos jogos. Não estamos na EHF Champions League só por estar e vamos lutar sempre para vencer o maior número de jogos possível nesta competição”.


in "fcp.pt" 

Sem comentários: