quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Um novo "duelo" entre FC Porto e Benfica


A fase regular da Liga de basquetebol arranca no dia 15 de outubro.

Um novo "duelo" entre FC Porto e Benfica
O FC Porto, detentor do título, e o Benfica, campeão em 2009 e 2010, são, novamente, os únicos candidatos ao título nacional de basquetebol, desta vez com os “encarnados” a arrancarem, aparentemente, mais fortes.
Depois do “bis” das “águias”, os “dragões” responderam a época passada com o claro reforço da equipa e venceram, mas os lisboetas ripostaram, agora, em força e apresentam, no arranque, um conjunto com muitas e boas soluções.
Com Carlos Lisboa, o melhor jogador português de “todos os tempos”, no banco, em vez Henrique Vieira, a equipa da Luz recuperou Seth Doliboa (Olin Edirne), figura em 2008/2009, e contratou João “Betinho” Gomes (Breogan), Ted Scott (Kotwica) e o experiente Frederick Gentry (CAB).
Ainda com Tomás Barroso (estava emprestado ao Ginásio) e a manutenção de Ben Reed, Sérgio Ramos, Heshimu Evans, Miguel Minhava, Elvis Évora e Diogo Carreira, os “encarnados” têm, aparentemente, o melhor plantel dos últimos anos.
Não será um conjunto ao nível do que arrasou tudo (10 campeonatos em 11) entre 1984/85 e 94/95, com Lisboa, Jean Jacques, Guimarães, Mike Plowden, Pedro Miguel ou Henrique Vieira, mas o objetivo é, claramente, o 23.º título.
O Benfica, que domingo conquistou o Troféu António Pratas (65-63 ao FC Porto, sem Reed e Betinho), arranca na frente, mas os “dragões”, vencedores da Supertaça (76-62 ao CAB, a 05 de outubro), têm margem para se aproximar.
Ao contrário dos “encarnados”, o conjunto que continua a ser liderado pelo espanhol Moncho Lopez ainda não aproveitou a alteração do regulamento e só apresenta três norte-americanos (passaram a ser permitidos quatro).
Em relação à época transata, registam-se apenas as trocas de Sean Ogirri e Julian Terrell por Reggie Jackson e Anthony Hill, sendo que este último tem tido problemas de adaptação e, para já, ainda não mostrou argumentos para continuar.
De resto, a base é a mesma, com Gregory Stempin, Carlos Andrade, Miguel Miranda, João Santos, Nuno Marçal e José Costa, sem esquecer os “utilitários” David Gomes, Diogo Correia e Miguel Cardoso.
«Vamos tentar ir o mais acima possível, sabendo que há duas equipas que estão muito acima das restantes, o Benfica e o FC Porto», disse, há dias, o treinador da Ovarense, Mário Leite, numa declaração que poderia ter sido proferida por qualquer dos treinadores das outras equipas participantes.
A histórica Ovarense, campeã em 2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008, é uma das vítimas da crise - à qual só conseguem sobreviver os “grandes”, por culpa do futebol -, que lhe amputou brutalmente o orçamento.
Em relação às restantes equipas, Vitória de Guimarães, com Fernando Sá ao “leme”, e Académica, com Luís Santarino em vez de Norberto Alves, podem incomodar, tal como as insulares do CAB Madeira e do Terceira Basket, uma das duas novidades na prova, a par do Barcelos – saíram CB Penafiel e Illiabum.
A fase regular da Liga de basquetebol realiza-se de 15 de outubro a 07 de abril de 2012, data da 22.ª e última jornada, sendo que os “play-offs” têm como novidade o encurtamento da final, que volta a ser disputada à melhor de cinco jogos.

in "sapodesporto.pt"

Sem comentários: