terça-feira, 6 de março de 2012

James golos de laboratório

Com 11 golos apontados no campeonato, James é já o melhor sub-20 dos últimos 30 anos do FC Porto, o que equivale a dizer que é o jovem mais valioso da era Pinto da Costa, superando a marca de Paulo Futre (10 golos em 1986/87). A improvável relação com as balizas tem surpreendido, mas a leitura que impera é a de que a qualidade se trabalha e a confiança se reforça.
A mãe, Pilar Rubio, explicou a O JOGO que os golos de James não caem do céu. "Está a marcar como nunca, é verdade, mas porque vem trabalhando muito a finalização há já algum tempo. Sempre teve grande capacidade para rematar, mas faltava-lhe acreditar que o conseguia fazer. Se assim não fosse, como explicar que agora até marque de pé direito?", desvenda com um desarmante conhecimento futebolístico. "Aqui na Colômbia está tudo muito espantado, mas é uma questão de mentalidade. O James é melhor do que os outros porque se sacrifica mais", diz quem sempre soube alternar elogios com críticas.
Pilar Rubio é mãe babada, mas sabe de bola. "Sempre gostei. Mesmo hoje, vejo de tudo. Inglaterra, Espanha, Itália, Portugal... Gosto de perceber", revela, recuperando o clássico da Luz: "Ele sabia que não ia estar desde o início. Mentalizou-se para ser capaz de fazer a diferença no pouco tempo que ia estar em campo e tem essa capacidade de entrar bem durante o jogo."
James tem vincado essa capacidade de agitar com os resultados, daí a grande interrogação: por que não joga sempre a titular? "Ele respeita o mister e sente-se titular, não vai abalar por não jogar de início em alguns jogos", defende, voltando a realçar a mentalidade que lhe é tão cara e que lhe incutiu desde os primeiros pontapés. "Sempre se sacrificou e agora não é diferente. Passou 15 horas em aeroportos, mas chegou, jogou e resolveu", resume, dando força a um elogio que já Guarín tinha vincado: "Felicito o James. Mais do que o golo, teve a vontade e a disposição para chegar de uma viagem tão grande e jogar no mesmo dia. É grande."
Com golos e assistências, James é o rosto da recuperação meteórica do FC Porto na tabela, resgatando a equipa de uma época que podia ser de razia.

Marca mais que Hulk em metade dos remates


James Rodríguez tem "apenas" mais três golos do que Hulk, mas marcaria o dobro se rematasse tanto como o Incrível. Se descontarmos os penáltis - Hulk converteu dois em quatro tentativas e James marcou na única de que dispôs - a eficácia do colombiano é praticamente o dobro da registada pelo brasileiro. E não se pense que Hulk é que tem pontaria desafinada, até porque faz parte da lista dos melhores dez de Portugal, com um golo a cada 8,2 remates, num total de 12,2% de eficácia. James é que marca um golo a cada 4,2 remates, com 23,8% de eficácia que não têm paralelo em mais nenhum jogador do FC Porto e, em toda a Liga, só o situam abaixo de uma dupla benfiquista: Rodrigo e Nolito. O avançado luso-espanhol deve ser mesmo um caso raro a nível mundial, uma vez que nem precisa de três remates para marcar: 36% de eficácia e muito à frente dos 25,8% de Nolito.


Silvio Sandri

"Já não está ao alcance de quase nenhum clube"


Silvio Sandri, empresário de James, tem respondido a mais chamadas ultimamente, mas não acelera o passo no que ao mercado diz respeito. "Respeito a vontade do James e o contrato com o FC Porto. Não acho que esteja para breve a saída", responde, ciente de que o colombiano é um produto de luxo. "Os clubes sabem quanto custa, a cláusula de 45 milhões de euros é pública e, por isso mesmo, James já não está ao alcance de quase nenhum clube", admite o agente, que confessa que as perguntas têm sido muitas. Aos 20 anos, o esquerdino é uma das promessas mais valorizadas do futebol mundial. "É difícil encontrar as palavras. O que tem conseguido no FC Porto supera todas as expectativas e agora é titular na seleção. O Pekerman [novo treinador da Colômbia] ficou encantado com ele, é imprescindível", sintetiza, por entre elogios ao jogador: "Para além de ter um grande potencial, é muito dedicado ao que faz. Se não tivesse jogado contra o Benfica, ficava doente. Fez tudo para poder estar na seleção e no clube."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: