segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

PEDRO MENDES "Basileia? FC Porto tem a obrigação de passar"

Pedro Mendes, antigo médio do FC Porto, recorda a caminhada que terminou com a conquista da Champions em 2003/04.


O antigo futebolista do FC Porto Pedro Mendes considera que os dragões são favoritos diante do Basileia, nos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, e têm tudo para seguir em frente. Pedro Mendes, prestes a completar 36 anos, integrava a equipa do FC Porto que em 2003/04 atingiu os oitavos de final da Liga dos Campeões, tendo então eliminado o Manchester United, numa caminhada que terminaria com a conquista da "Champions, numa final com o Mónaco (3-0).

O ex-médio foi titular na primeira mão, no Porto, no triunfo por 2-1 sobre a equipa inglesa na qual começava a despontar o jovem Cristiano Ronaldo, transferido alguns meses antes do Sporting. O bis de Benni McCarthy deu a volta ao marcador, depois do golo inicial de Quinton Fortune e, no jogo em Manchester, o avançado sul-africano voltou a estar em evidência ao marcar o livre, já no minuto 90, que deu origem à recarga vitoriosa de Costinha, para o empate (1-1) e consequente apuramento para a fase seguinte.

Pedro Mendes não jogou em Inglaterra porque, poucos dias antes, no jogo do campeonato que o antecedeu, numa receção ao Belenenses, saiu lesionado bem cedo na partida, mas lembrou à agência Lusa a "grande vitória contra um grande Manchester United". "Na altura corríamos o risco de nos calhar um tubarão e foi isso que aconteceu, mas depois apanhámos o Lyon e o Deportivo, evitando grandes equipas. Deu-nos crença, alento e esperança para o resto da competição, que acabou em glória", recorda.

Sobre o adversário de quarta-feira, o Basileia, disse ser "uma equipa forte, capaz de fazer bons resultados, sobretudo em casa, como já comprovou, mas o FC Porto é claramente favorito e tem a obrigação de passar", disse.

Sobre as possibilidades dos portistas nesta competição, admitiu que "depende muito do sorteio" e não quis fazer comparações entre os dois 'FC Portos', mas deixou elogios ao atual, que considerou "uma grande equipa".

Desvalorizou ainda o facto de o antigo internacional português Paulo Sousa ser o treinador dos suíços porque, "hoje em dia, tudo se sabe", há treinadores portugueses que sabem tudo sobre equipas estrangeiras e vice-versa.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: