quinta-feira, 8 de março de 2012

Fernando: "Talvez tenham sido os fantasmas"



Ainda o clássico. A superflash de antevisão do encontro com a Académica foi dominado pelo jogo da Luz, mas também passou pelas contas do campeonato e pela veia goleadora de Maicon. Fernando respondeu com ironia a Jorge Jesus - que na véspera tinha dito que os jogadores do Benfica sabiam que não tinham sido vencidos pelo FC Porto, mas "por outras situações externas" - admitindo um "erro normal" da equipa de arbitragem no lance do terceiro golo dos dragões. O Polvo destacou a determinação com que a equipa entrou no Estádio da Luz, um palco que considerou de "muito bom" para festejar e pediu humildade ao grupo de trabalho para o que resta de calendário.

Já teve a oportunidade de ver o Benfica-FC Porto na televisão?
Sim, já pude rever. Foi um excelente jogo com uma grande vitória no terreno do nosso concorrente direto. Agora é focar nos próximos jogos.

Tornou-se um hábito ir festejar à Luz?
Sim. O nosso objetivo é sempre ganhar em casa do concorrente direto, independentemente de ser o Benfica ou outro qualquer.

Jorge Jesus disse que não foram os jogadores do FC Porto que derrotaram o Benfica, mas fatores externos. Quer comentar?
Talvez tenham sido os fantasmas que foram lá e ganharam o jogo ao Benfica. Fizemos uma excelente partida e o que as outras pessoas falam é-nos indiferente. O que importa é o que nós fazemos. Vamos continuar com o nosso trabalho para alcançar o objetivo de ganhar o campeonato.

Que leitura fez do golo da vitória?
Penso que isso pode acontecer a qualquer árbitro. É um ser humano e pode errar, mas independentemente disso, o importante é que entrámos determinados a vencer e conseguimos.

Esse golo e o triunfo na Luz podem valer o título?
São as vitórias que podem valer o campeonato. Fomos lá e conseguimos três pontos a um concorrente direto e isso é muito importante, mas ainda faltam nove jogos. Temos de os ganhar.

"Golos de Maicon surpreendem-me"



Fernando não é de marcar muitos golos, Maicon também não e os três que o central fez no último mês - Leiria, Feirense e Benfica - deixaram o Polvo de boca aberta. "Um central fazer golos como ele tem feito é sempre uma surpresa", admitiu. A sequência é que tem sido anormal, até porque Maicon tem tantos golos esta época como, por exemplo, Rolando. "É sempre bom marcar golos e ajudar o FC Porto. Ele está numa excelente fase e estamos todos felizes por ele. Espero que faça muitos mais", atirou o compatriota.


"É preciso manter a humildade"



O FC Porto assumiu a liderança isolada da Liga, mas não é por isso que Fernando considera a sua equipa como a principal candidata ao título. "Desde o início da época que o FC Porto é favorito. Pode estar um ponto atrás ou três à frente que é sempre favorito. Agora, com este avanço está mais perto do objetivo, mas temos de trabalhar muito porque faltam muitos jogos. É preciso manter a humildade", sublinhou, assumindo que faltam nove finais. "Se as ganharmos vamos ser campeões de certeza", atirou.
O FC Porto passou grande parte da época a correr atrás do prejuízo e não quer repetir a experiência. "Quem está atrás fica com uma pressão maior. É importante estar na frente, o nosso objetivo é estar sempre na frente. Conseguimos lá chegar e agora é manter, ganhar os jogos que faltam para chegar ao título. O calendário é difícil para todos. O FC Porto terá deslocações complicadas, mas vamos lá para ganhar independentemente do adversário. Esperamos fazer bons jogos e conquistar os três pontos a cada jogo", insistiu.
O facto de o Benfica continuar em prova na Liga dos Campeões não tem, na opinião de Fernando, qualquer peso na luta pelo título, nem pelo desgaste que possa causar nas águias. "São competições diferentes. Nós já não estamos lá. Interessa-nos é o campeonato". E a Taça da Liga, admitiu. "Também é o nosso foco. Sabemos que não é tão importante como o campeonato, mas vamos em busca desse título também", concluiu.


"Académica já tirou spontos a grandes clubes"



O FC Porto até foi o único dos grandes - incluindo o Braga neste lote - a vencer em Coimbra para o campeonato, mas também sofreu lá um grande dissabor ao ser eliminado da Taça de Portugal, naquela que terá sido a pior exibição da época dos portistas. Por isso, Fernando assume cautelas ao fazer a antevisão do encontro de sábado à noite. "A Académica é uma equipa complicada que já tirou vários pontos a grande clubes. É difícil jogar contra eles, temos de ser determinados desde o início até ao fim", frisou. O brasileiro rejeita, porém, qualquer sentimento de vingança pela derrota na Taça. "Jogar no FC Porto é sempre motivante. Estamos bem focados no campeonato, no qual estamos à frente, e temos também a Taça da Liga. Nas outras provas não conseguimos os nossos objetivos. Por isso, é colocar tudo no campeonato", atirou.


3 questões



Carlos Secretário
Ex-jogador do FC Porto


"Isto pica os
jogadores..."




1
O mérito que Jorge Jesus tem procurado retirar à vitória do FC Porto é algo que atinge o balneário?


Por norma, estas picardias só beneficiam o FC Porto, que gosta desta rivalidade. São situações que picam os jogadores, que são experientes e sabem lidar com isto. Quem joga no FC Porto não gosta que se ponha o mérito em causa e é óbvio que o balneário tende a responder. Não será por esta troca de bocas que o rendimento vai melhorar ou piorar, mas quem não se sente não é filho de boa gente.


2
O Benfica e o seu treinador têm razão ao tentar diminuir o triunfo do FC Porto?


Jesus está a tentar defender o seu clube. Não gostou de perder e está-se a agarrar àquilo que pode. Noutros jogos terá sido beneficiado e não falou, mas isso acontece com FC Porto e Sporting também. É tradicional e não é por aí que algo se resolve. Sempre existiu este tipo de picardias, faz parte do futebol.


3
Conhecendo a mentalidade do FC Porto, parece-lhe possível que perca a vantagem que conseguiu no campeonato?
Há semanas atrás, ninguém esperava que o Benfica pudesse perder um total de oito pontos em apenas três jogos. Isso deve ser mais do que suficiente para deixar o FC Porto alerta. Ganhar clássicos é importante, mas será nos outros jogos que o campeonato se vai decidir. Tanto o FC Porto como o Benfica já perderam pontos em jogos considerados acessíveis. Deve servir de lição.


in "ojogo.pt"



Sem comentários: