terça-feira, 27 de novembro de 2012

James tenta apanhar Futre


Só Gomes, Araújo, Custódio Pinto e Paulo Futre atingiram esta marca tão cedo, mas só o último era extremo. Será o primeiro estrangeiro a consegui-lo.
Com o golo apontado ao Braga, James ficou a apenas dois para chegar aos 30, marca que, na história do clube, apenas quatro jogadores conseguiram atingir com 21 anos, tantos quantos tem o colombiano. 

Fernando Gomes, o melhor marcador dos 119 anos de vida dos portistas (319 golos), Araújo, Custódio Pinto e Paulo Futre são os ilustres goleadores "prematuros". Um lote muito restrito, atendendo aos milhares de jogadores que já vestiram a camisola portista. James só faz 22 anos em julho, o que equivale a dizer que tem mais de meia temporada para marcar os dois golos que lhe faltam para chegar aos 30. Se mantiver a pontaria afinada - leva oito golos em 17 jogos oficiais em 2012/13 -, o mais certo é chegar lá em breve. Sexta-feira, volta ao local do mais recente "crime", a Pedreira, para a primeira tentativa de se juntar a quatro "monstros" sagrados.

Destes, três eram avançados: Gomes, Araújo e Custódio Pinto foram homens de área que marcaram as respetivas épocas e apenas um, Paulo Futre, pisava as mesmas zonas de terreno de James, embora tenham características distintas. O craque do Montijo chegou às Antas com apenas 18 anos e rapidamente se destacou, atingindo os 30 golos com 21 anos e dois meses, pouco tempo antes de ajudar o FC Porto a conquistar o primeiro título europeu, em Viena.

James tem 21 anos e quatro meses e, tal como Futre, é esquerdino e um desequilibrador. Não tem a velocidade nem o poder de drible do antigo craque português, mas apresenta outros atributos que têm encantado os emissários dos grandes clubes. Alex Ferguson, por exemplo, não esconde a admiração por El Bandido. 

in "ojogo.pt"

Sem comentários: