segunda-feira, 2 de março de 2015

“HAT-TRICK” DE TELLO DIZIMOU O LEÃO

Vitória concludente do FC Porto sobre o Sporting (3-0) com noite de sonho do avançado espanhol

​O FC Porto recebeu e venceu este domingo o Sporting (3-0), no Estádio do Dragão, em jogo referente à 23.ª jornada da Liga portuguesa. Numa partida amplamente dominada pelos Dragões, Tello foi a grande figura do colectivo mais forte, apontando os três golos do triunfo portista (31m, 58m e 83m).


O 162.º clássico entre FC Porto e Sporting para o campeonato começou devagar e foi ganhando intensidade com o desenrolar do tempo. Com Evandro a surgir entre o onze titular dos Dragões, a equipa comandada por Julen Lopetegui encontrou um adversário bem organizado nos instantes iniciais e demorou 16 minutos até desbravar finalmente um caminho para a baliza de Rui Patrício. Após recuperação de Evandro, Jackson Martínez, em zona frontal, rematou ligeiramente ao lado, dando o primeiro aviso da noite. A cadência ofensiva dos azuis e brancos foi crescendo no tempo e Brahimi ameaçou o golo em duas ocasiões (18m e 25m), mas a primeira explosão de alegria não demoraria muito mais.



Aos 31 minutos, num gesto a fazer lembrar o golo de antologia que apontou a este mesmo Sporting no clássico da Liga 2012/13, Jackson Martínez “matou” a bola no peito e lançou Tello para a glória com um passe magistral de calcanhar. Na cara de Rui Patrício, o avançado espanhol deixou o guarda-redes cair para um lado e rematou com sucesso para o outro, provocando o êxtase absoluto entre os mais de 40 mil adeptos portistas que marcaram presença no Estádio do Dragão. No minuto anterior, já Herrera tinha ficado a centímetros da felicidade, mas o chapéu tentado a Rui Patrício depois de tirar dois adversários do caminho pecou por excesso (30m). Vantagem mais do que justa do FC Porto ao intervalo, perante um Sporting que pouco ou nada incomodou Fabiano durante o primeiro tempo.



A etapa complementar voltou a mostrar um FC Porto intenso, dinâmico e dominador. Apenas cinco minutos volvidos após o reatamento, Tello e Jackson voltaram a desbaratar a defensiva lisboeta, mas o 2-0 não surgiu quase que por milagre. Este lance foi uma espécie de prenúncio do que sucederia momentos depois, novamente com a sociedade entre Jackson Martínez e Tello a fazer das suas. Uma vez mais numa troca dos papéis habitualmente desempenhados pelos dois jogadores, o avançado colombiano voltou a servir o camisola 11 com conta, peso e medida, deixando-o novamente frente-a-frente com o Rui Patrício. Com a mesma frieza demonstrada no primeiro golo, Tello não vacilou uma vez mais e dobrou a vantagem portista, bisando no encontro (58m).



A noite de sonho do avançado espanhol estava longe de estar terminada e conheceria novo momento alto aos 83 minutos. Desta feita lançado por Herrera, Tello completou o “hat-trick” e assumiu-se como a figura maior de uma noite em que os Dragões dizimaram os leões, devolvendo assim uma gracinha que alguns tanto propalaram após o triunfo lisboeta para a Taça de Portugal, neste mesmo Estádio do Dragão. Vitória clara e inequívoca do FC Porto cujos números não deixam margem para qualquer dúvida, mesmo para os que habitualmente não querem ver. Quinto triunfo consecutivo para a Liga sem consentir qualquer golo e o primeiro lugar novamente à distância de quatro pontos.


in "fcp.pt"

Sem comentários: