segunda-feira, 2 de março de 2015

HEXACAMPEÕES VENCEM NA SÉRVIA E ESTÃO NA LUTA PELOS “QUARTOS”

Gilberto Duarte, Ricardo Moreira e Daymaro foram os melhores marcadores do triunfo sobre o Vojvodina (29-27)
O FC Porto obteve este domingo a sua primeira vitória no grupo C da Taça EHF, ao bater, em terreno sérvio, o Vojvodina, por 29-27. Os Dragões - que tiveram em Gilberto Duarte, Ricardo Moreira e Daymaro Salina (cinco golos em cinco remates) os seus melhores marcadores - estão assim no terceiro lugar do agrupamento, com dois pontos, menos dois do que o Füchse Berlim e quatro do que o Skjern. Isto quer dizer que, a meio caminho desta fase da competição, os azuis e brancos estão na luta pelo acesso aos quartos-de-final da prova.

Os primeiros minutos foram marcados pela superioridade das defesas sobre os ataques. Os sérvios apresentavam uma defesa agressiva, que de 6-0 passava rapidamente para um 3-2-1; por seu turno o habitual 6-0 dos Dragões também causava dificuldades ao Vojvodina. Aos 10 minutos, a vantagem azul e branca era mínima (4-3, com os três primeiros golos a saírem das mãos de Daymaro), mas alargou-se a partir daí até um máximo de cinco golos (10-5), aos 20 minutos.

A vantagem explicava-se com algumas dificuldades dos sérvios nas trocas de marcação, exploradas pelos portistas com entradas aos seis metros, bem como com o aproveitamento do contra-ataque. Por outro lado, Quintana exibia-se a grande altura (terminaria a primeira parte com uma eficácia de 42 por cento). Kasal apareceu ofensivamente, com dois tirosindefensáveis no final da primeira parte, mas até ao intervalo os sérvios recuperaram até ao 13-15, com o guarda-redes Perovic a revelar-se bem mais efectivo do que Kocic.

A vantagem azul e branca de dois golos foi rapidamente anulada no início do segundo tempo, com o Vojvodina a chegar à frente do marcador logo aos três minutos (16-15). O FC Porto cometia então muitas falhas técnicas e apenas GIlberto Duarte marcou para os hexacampeões nacionais nos primeiros nove minutos da segunda parte. Seguiu-se uma fase confusa da partida, em que ambas as formações chegaram a ter dois elementos excluídos.

Porém, o que emergiu do turbilhão foi um novo empate 22- 22 (aos 47 minutos), com Gilberto Duarte (cinco golos na segunda parte) a fazer grande parte do trabalho ofensivo dos azuis e brancos. Entrou-se então no período em que cada posse de bola vale ouro e foram os Dragões a explorar mais a sua mina. Duas perdas de bola em ataque da equipa da casa, a quatro minutos do fim, permitiram ao FC Porto concretizar dois contra-ataques (finalizados por Ricardo Moreira e Daymaro Salina) e passar o resultado de 25-25 para 27-25. Até ao final, os azuis e brancos limitaram-se a garantir um triunfo num recinto difícil.

FICHA DE JOGO

VOJVODINA-FC PORTO, 27-29
Taça EHF, grupo C, terceira jornada
1 de Março de 2015
Sportska Hala Slana Bara, em Novi Sad

Árbitros: Kursad Erdogan e Ibrahim Özdeniz (Turquia)


VOJVODINA: Kocic e Perovic (g.r.); Zivkovic (1), Orbovic (4), Todorovic (5), Elezovic (5), Marjanovic, Smiljanic, Jovanovic, Lazovic, Arsenic (4), Nikolic (2), Denic, Stankovic (6), Becirovic e Curkovic 
Treinador: Dorde Cirkovic

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.); Gilberto Duarte (7), Yoel Cuni Morales, João Ferraz (4), Miguel Martins, Daymaro Salina (5), Ricardo Moreira (6), Alexis Hernandez (1), Hugo Santos (1), Nuno Roque (2), Michal Kasal (3) e Mick Schubert 
Treinador: Ljubomir Obradovic

Ao intervalo: 13-15

in "fcp.pt"

Sem comentários: