terça-feira, 12 de julho de 2011

James Rodríguez pede a batuta

James poderá ter um papel diferente no FC Porto de Vítor Pereira, deixando o lado esquerdo do ataque para reforçar o meio-campo e assumir a organização do jogo no último terço do terreno. Actuando a 10 ou a 8, consoante a configuração do triângulo do sector intermediário. Contra o Gutersloh, Vítor Pereira colocou-o no meio-campo ofensivo, ao lado de Castro, com Souza a trinco, mantendo o sistema habitual da equipa. "Correu-me bem o jogo. Todos fizemos uma boa actuação, o que foi importante", referiu, garantindo não ter uma posição em campo preferida. "Jogo onde o treinador quiser. Sinto-me cómodo aí, no meio-campo, mas também actuando como ala. Estou sempre às ordens do mister", frisou. Depois de ter sido a grande revelação, esta pode ser a época de afirmação e a zona central pode favorecê-lo, dada a excelente visão de jogo e qualidade do passe.

No domingo, James esteve, de facto, em bom plano, levantando a questão sobre se esta será uma solução a adoptar de forma mais permanente ao longo da época. O colombiano não fará mais nenhum jogo de preparação - mas também esteve no meio-campo contra o Tourizense -pelo que só quando voltar do Mundial é que se perceberá melhor as reais intenções do treinador.

Na segunda parte do jogo de domingo, Vítor Pereira contornou a ausência de Fernando testando um duplo pivot (Moutinho e Rúben Micael) com Kelvin a 10, posição que poderá ser entregue a James. Porém, não faltam opções para maestro da equipa: o próprio Rúben Micael, Belluschi, João Moutinho ou até Guarín têm características para o fazer. O problema de Vítor Pereira será mesmo escolher.

"Com inteligência ganhamos ao Barça"

James está de partida e ainda não sabe quando regressa, mas não esconde a ansiedade quando o tema é a Supertaça Europeia com o Barcelona. Por várias razões: a importância do jogo, a qualidade do adversário e a presença de alguns dos seus ídolos. "Gosto muito do Messi, do Iniesta e do Barcelona em geral. Vai ser um jogo muito especial", considerou, explicando que o corte de cabelo que usa não é inspirado em Cristiano Ronaldo. "Ele é um bom jogador, mas gosto mais do Messi", insistiu. O colombiano acredita que é possível derrotar o super Barcelona de Pep Guardiola. "Vai ser um jogo muito difícil, mas se o encararmos com inteligência podemos ganhar", concluiu.

Antes, James tem uma agenda preenchida: vai juntar-se à Selecção de sub-20 do seu país, para disputar o Mundial da categoria. "Oxalá possa cumprir o sonho de vencer a prova", referiu, considerando que deixar a preparação da nova época a meio não será prejudicial. "Estou aqui há um ano e já conheço quase tudo. Não será um problema para mim até porque não vou estar parado, vou jogar, e quando voltar espero estar bem. Ao jogar um Mundial ganha-se muito ritmo e isso vai ser importante para quando voltar", frisou. O regresso, refira-se, ainda não tem data marcada. Vai depender da prestação da Colômbia na prova, que só termina a 20 de Agosto. E se os sub-20 imitarem as exibições da equipa principal na Copa América, o mais certo é o esquerdino voltar já depois do início da temporada. "O Falcao e o Guarín estão a jogar bem, a um grande nível", concluiu.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: