terça-feira, 21 de maio de 2013

DERLEI E AS MEMÓRIAS DE SEVILHA "Deco dizia que se o Baldé saltasse, me pisava a cabeça""

José Mourinho ganha o primeiro troféu internacional da carreira. Derlei voltou a Portugal para festejar o 27º título do FC Porto e recorda a O JOGO o dia em que foi protagonista


Foi há 10 anos que o FC Porto conquistou Sevilha. Protagonista principal: Derlei. Melhor marcador da época portista, goleador máximo da Taça UEFA (11 golos), o brasileiro provou, entre outras coisas, que por maior que sejam os adversários, qualquer David pode abater um Golias. Não era esse o caso do Celtic. Mas o de Baldé sim. E literalmente, com mais 15 centímetros e 18 quilos do que o pequenino goleador. "No estágio, o Deco, que ficava no meu quarto, dizia-me que se o Baldé saltasse, me pisava a cabeça", recorda entre sorrisos. "No jogo, fui eu a esmagar", volta a brincar, embora até tenha razão.

Derlei marcou o primeiro golo do jogo e, já no prolongamento, assinou o 3-2 após lançamento longo de Maniche. "Naquela equipa, o nosso meio-campo [Costinha, Maniche e Deco] era o ponto de desequilíbrio. Quando as coisas corriam mal, apareciam numa bola parada, num passe longo ou num remate para resolver. O Deco especialmente. Que qualidade", exclamou a propósito. Voltando ao tal golo. "Já ouvi que eu tinha pedido para sair, mas isso não é verdade. Que jogador pede para sair numa final? O Mourinho é que só tinha mais uma substituição e perguntou-me como estava. Morto, respondi. E ele então mandou-me pastar lá na frente e abdicar de defender, pois iria resolver. E eu disse-lhe que era só aparecer uma bola", recorda.

Essa é uma das histórias que ficaram famosas. Há outras "mais secretas", que o jogador "nem quer contar", não só porque ainda hoje se emociona quando se lembra, mas essencialmente "porque o que acontece no balneário deve ficar dentro dele." Mas é uma das que marcam decisivamente o filme do melhor jogo da sua vida. "Golo foi ao Corunha, na meia-final da Champions. Vinha de uma lesão grave, havia dúvidas sobre mim, o Benni estava bem e o Mourinho preferiu-me. Além disso, o penálti valia a chegada à final", esclareceu.

Sobre o famoso jogo com o Celtic, há uma série de imagens que o atravessam em menos de um minuto sempre que se recorda: "A chegada ao aeroporto, as pessoas na rua, o momento do golo, o Mourinho de joelhos, o abraço do Nuno..."


in !ojogo.pt"

Sem comentários: