sexta-feira, 13 de março de 2015

Rúben Neves voa mais alto

A maior surpresa da época portista já é uma referência na equipa sénior sem sequer ter passado pelos juniores. Hoje faz 18 anos e o plantel não se esqueceu de fazer a festa


Rúben Neves já pode ir a exame de condução. O médio completa hoje 18 anos, o que não altera muito a sua vida enquanto jogador de futebol, mas muda muita coisa em relação à pessoa. Além de poder ter carro, nem que seja para o FC Porto não ter de o ir buscar para os treinos e levar a casa no final, Rúben poderá votar nas próximas legislativas, viajar sem tutor e até casar-se sem a permissão dos pais. Para os dragões, isso pouco ou nada importa. Para a história, fica o que o jogador conseguiu aos 17 anos: foi o mais jovem da história do clube a marcar na I Liga, o português mais novo a estrear-se na Champions e o menor de idade que mais vezes foi aposta de um treinador portista. Além disso, tem ainda mais de um ano para marcar na Champions e ultrapassar Hélder Postiga, que já tinha mais de 19 quando marcou ao Grasshopper. Fernando Gomes foi o mais novo a faturar em competições europeias, mas na extinta Taça UEFA; essa é uma marca que não quebrará. Outra é a de Kadú, o mais jovem campeão, em 2011/12, ainda menor de idade.


Futebolisticamente, Rúben ainda tem muito para crescer, mas já faz parte da elite. Na I Liga, não há ninguém que tenha transitado dos juvenis para o plantel principal sem ter parado nos juniores ou na equipa B. Ao todo, conta 26 jogos pelo FC Porto, 13 deles como titular, num total de 1251 minutos. Só marcou um golo (na estreia, ao Marítimo) e já viu a cláusula de rescisão aumentar para 40 milhões de euros.


in "ojogo.pt"

Sem comentários: