terça-feira, 20 de setembro de 2011

Rolando: «Clássico? Não decide nada»


Defesa portista lembra que ainda falta muito campeonato e recusa, também, atribuir favoritismo a qualquer uma das equipas


F.C. Porto e Benfica chegam ao Clássico de sexta-feira em igualdade pontual na frente da tabela. No entanto, o facto de o encontro se realizar numa altura precoce do calendário facilita uma conclusão que parece óbvia: uma vitória não decide nada. É pelo menos esta a ideia que Rolando quis deixar na antevisão do duelo, realizada esta terça-feira, no Olival.

«O jogo simplesmente decide quem fica em primeiro lugar. Ainda falta muito campeonato e são apenas três pontos em disputa, claro que são muito importantes, mas não decide nada», considera o central internacional português.

Rolando também optou por não escolher um favorito para o jogo de sexta-feira: «A percentagem de favoritismo é um conceito relativo. O jogo começa sempre 0-0. Temos de tentar impor o nosso futebol e a nossa forma de jogar e vamos tentar conseguir os três pontos.»

Os dragões não vão contar com James, o que o central lamenta. «Estava numa fase boa, a fazer golos e assistências», frisou. Contudo sublinhou também que o substituto estará à altura. «Quem for escolhido vai fazer um bom jogo, de certeza», afirmou. Ora, Hulk, que voltou esta terça-feira aos treinos, será uma das novidades no onze portista, quase de certeza. Rolando aprova: «É sempre bom contar com todos. O Hulk e o Alvaro não puderam dar o seu contributo no domingo por estarem lesionados. Os que estiveram tentaram dar o seu melhor e caso eles voltem também vão tentar ajudar a equipa da melhor forma.»

«Um dia a bola vai bater na trave e entrar»

No jogo com o Feirense, Vítor Pereira estreou uma nova dupla de centrais, colocando Mangala ao lado de Rolando. Para o português, o parceiro é indiferente. «Qualquer jogador que esteja no F.C. Porto é obrigado a ter qualidade para quando for chamado. Já joguei com o Maicon, Otamendi, agora o Mangala que é um jovem com muita qualidade, como provou. É sempre bom ter mais opções para ajudar em certos jogos», referiu.

E se o jogo com o Feirense esteve longe de ser perfeito, Rolando aponta o caminho: trabalhar para melhorar. Até porque erros vão surgir sempre, no seu entender. «Não somos máquinas, não somos perfeitos. Mas vamos sempre tentar minimizar os nossos erros para conseguir o nosso objectivo», prometeu.

Para o final ficou um trauma recente. Nos últimos três jogos, os dragões acertaram por oito vezes com a bola nos postes da baliza dos adversários. Rolando desdramatiza: «Faz parte do futebol. Eu também acertei uma e fiquei triste, porque queria marcar. Um dia vai bater na trave e entrar ou vai bater na nossa trave.»




Rolando e o clássico: «O ano passado foi extremamente difícil»

Central do FC Porto fala do Benfica e dos 5-0 da época passada


Rolando foi o jogador designado pelo FC Porto para antecipar o clássico com o Benfica. E quis deixar o passado para trás, a começar pelos 5-0 da época passada, e defender que a vantagem psicológica será para quem levar a melhor na sexta-feira.

Quando lhe perguntam se espera um jogo mais difícil do que o da época passada, quando o jogo da primeira volta no Dragão deu goleada azul e branca, Rolando respondeu assim: «O ano passado foi um jogo extremamente difícil, nós é que fizemos um grande jogo e de certa forma tornámo-lo fácil. Tudo depende da forma como abordarmos o jogo e da forma como o jogo decorre, mas vai ser complicado de certeza absoluta.»

Do mesmo modo, Rolando rejeita a ideia de que o FC Porto tenha alguma vantagem psicológica, pelo passado recente. «Quanto ao Benfica não sei, só posso falar do FC Porto, que está extremamente motivado. Quem ganhar ficará na frente e, aí sim, terá uma vantagem moral e psicológica. É esse o nosso objectivo, chegar à frente», insiste.

A conversa também voltou ao empate de domingo frente ao Feirense (0-0), os primeiros pontos perdidos pelos «dragões» nesta Liga. «Devíamos ter vencido, estamos tristes pelo resultado, mas este é um jogo completamente diferente. Temos agora um rival directo na luta pelo título, o nosso pensamento é só esse jogo e conseguir a vitória.»

O central portista acrescentou que o resultado foi «inesperado» para a equipa. «Com todo o respeito pela equipa do Feirense, que também teve mérito no empate porque se bateu bem, não estávamos à espera, porque o F.C. Porto joga sempre os três pontos. Se estávamos com a cabeça no jogo com o Benfica? Não. Só estarei a pensar no jogo com o Benfica quando iniciar o aquecimento para o jogo. Até lá estou focado nos treinos», explicou.

Por fim, recusou fazer uma análise concreta ao Benfica e à sua equipa: «É sempre um grande candidato ao título.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: