sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Falcao acelera rumo à titularidade


Dez dias depois de recomeçar a treinar, Falcao está muito melhor e praticamente pronto para jogar a tempo inteiro. O colombiano pode ser a novidade para o jogo de Guimarães, ainda que Kléber não se tenha portado mal na Supertaça e, menos ainda, nos jogos anteriores de pré-época. A questão, nesta fase, é saber até que ponto Vítor Pereira vai fazer perdurar a aposta no ex-Marítimo, quando na próxima disputa de grande relevância (Supertaça Europeia contra o Barcelona) deverá ser Falcao a primeira opção.

Mais do que substituir Kléber, a aposta imediata em Falcao na equipa visará o aumento do seu ritmo físico e o enquadramento ideal com o resto da equipa para que dia 26 esteja tudo próximo da perfeição. Restam duas oportunidades para lançar Falcao antes do Barcelona - jornada com o Guimarães e, depois, Gil Vicente - e não será de estranhar que o treinador precipite a titularidade até para que o jogador se estreie a marcar e ganhe também condição anímica para enfrentar a melhor equipa do Mundo, no Mónaco.

Contra o Guimarães, na Supertaça, viu-se um Falcao ainda preso de movimentos, mas suficiente para instaurar o pânico na área contrária, nem que seja só pelo respeito que o seu nome já inspira. Ainda que seja notícia quase diária, e ontem não foi excepção, El Tigre parece concentrado no FC Porto, daí que tenha merecido a confiança do treinador na primeira convocatória oficial.

Nas contas de Vítor Pereira poderia estar também uma utilização conjunta de Falcao e Kléber, ao jeito do que aconteceu na recta final da Supertaça, depois de Varela sair. Nessa fase, o brasileiro fechou o lado esquerdo e colou-se a Falcao no meio quando a equipa atacava. Seria sempre uma solução de improviso, e algo improvável, ainda que aos portistas convenha também a confirmação de um arranque explosivo de Kléber.

Os dois últimos treinos, hoje e amanhã, serão decisivos para Vítor Pereira tomar a sua decisão, sendo certo que Falcao caminha a passos largos para recuperar o lugar habitual. É pouco provável que o treinador clarifique este ponto já hoje, na conferência de Imprensa, de forma a manter o Guimarães na expectativa. A mecanização de El Tigre com a equipa já existe e, agora, é só esperar pela oportunidade certa, ou provocar essa oportunidade de forma a que rapidamente se atinja a versão final do melhor FC Porto, aquele que a equipa técnica precisa para fechar o mês de Agosto em beleza.
Falcao , como se percebe pelos números recolhidos, tem tendência para arrancar bem as épocas, tendo garantindo nesse período um número apreciável de golos que lhe permitiram ser o melhor marcador dos portistas nos dois últimos anos.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: