quarta-feira, 7 de março de 2012

Maicon só joga depois de abençoado

A vitória do FC Porto na Luz terminou em Maicon, mas começou ainda no balneário. Acabado de chegar ao estádio, o defesa cumpriu o ritual que o acompanha desde que chegou ao FC Porto e sem o qual já não consegue entrar em campo: a bênção. Maicon telefona sempre ao pastor evangélico Fábio Raimundo, ou "o apóstolo", como gosta de ser chamado, antes dos jogos. "Ligo para que tudo me corra bem, no hotel, autocarro ou, se possível, já no balneário. Ele abençoa-me e eu sinto-me melhor. Sou muito ligado a Deus", contou-nos o jogador.
Maicon já era evangélico no Brasil, mas foi na Madeira que começou a praticar. Edson Sitta, ex-colega no Nacional, foi quem o levou à Igreja e o apresentou ao pastor que nunca mais largou. A proximidade é tão grande como a devoção. Falam todos os dias ao telefone e Maicon trá-lo ao Porto a cada 15 dias. Instala-o em sua casa e ao longo de três dias promovem um culto privado para o aproximar de Deus. "Cantamos louvores, ministramos a palavra de Deus e lemos a Bíblia. Isso reforça a sua estrutura mental", explicou-nos o apóstolo.
O trabalho espiritual feito com Maicon tem, de acordo com o próprio, contribuído muito para o momento de afirmação que este vive no FC Porto. No fundo, trata-se de um trabalho psicológico para reforçar a sua crença e lhe dar força para se superar.
Segundo o apóstolo, o golo mágico na Luz foi consequência da oração que antecedeu a partida. "Sabíamos que seria um jogo decisivo e que Portugal todo iria vê-lo. Na oração determinamos que seria o dia em que Deus lhe daria a coroa suprema. Isso não é só um jogo exemplar, mas o golo da vitória. E ele, como tem muita fé, acreditou e disse 'assim seja'. Mas só aconteceu porque ele trabalhou para isso", contou.

Lesões, seleção e... Kléber


O pastor Fábio Raimundo chegou à Madeira em setembro de 1999 para jogar futebol no Camacha. Por ser muito católico, começou a organizar reuniões com outros jogadores da ilha e mais tarde fundou a Igreja Evangélica da Ilha da Madeira, onde conheceria Maicon. A palavra de Deus que ministra a Maicon é feita com vários objetivos. O primeiro é proporcionar-lhe bem-estar, tranquilidade e confiança, através da enorme fé do craque. Mas há outros, específicos, que, garante, estão a correr bem. Evitar lesões é um deles e a verdade é que o central nunca sofreu nada de grave. O próximo é levá-lo à seleção brasileira. "Ele tem esse desejo especial e a nossa oração é feita nesse sentido. Que ele dispute o Mundial de 2014, tenha grande êxito no FC Porto e no futuro seja vendido para uma equipa maior", explicou-nos Fábio Raimundo.
O próximo a tê-lo como "guru espiritual" pode ser Kléber. "Às vezes convidamos outras pessoas para os cultos. Kléber já foi. Ele já gatinha na fé. Começou agora a seguir esse caminho", conta.
Sobre Maicon, não faltam elogios. "É de uma humildade fora de série. Respeita toda a gente, não é orgulhoso nem soberbo.
Reconhece quando erra, é amigo do amigo, um grande marido e um pai exemplar. Está sempre disponível para ajudar", enumera.

in "ijigi.pt"


Sem comentários: