quarta-feira, 7 de março de 2012

Janko: "Vitória na Luz pode ter sido decisiva"

Marc Janko detalhou, no blog pessoal do site da Red Bull, a semana "intensa" que viveu antes da vitória conquistada na Luz, um resultado capaz de, segundo o avançado, aproximar ainda mais os dragões da revalidação do título. Antes, porém, Janko recordou a semana que antecedeu o clássico, a começar no jogo frente ao Feirense. "A última semana foi muito dura. No domingo à noite tive um jogo importante, em casa, frente ao Feirense, em que estive um pouco debilitado devido a uma gripe. Nessa partida, arranquei um cartão vermelho a um adversário, e com mais um jogador em campo ganhámos justamente por dois golos", começou por relatar, antes de prosseguir com a viagem que o levou até à concentração da seleção austríaca: "Depois de apenas três horas de sono, fui para o aeroporto, e demorei 16 horas a juntar-me à seleção devido a uma greve em Frankfurt. Nesse dia, ainda realizei um treino, tendo depois participado, na quarta-feira, no jogo particular com a Finlândia, que vencemos por 3-1".
Depois de ter representado a seleção, Janko regressou a Portugal, diretamente para Lisboa, onde se preparou para vencer o clássico que, segundo o avançado, pode valer o título. "No dia seguinte, encontrei-me com os meus companheiros no hotel, em Lisboa. E, 24 horas depois, vencemos um jogo muito importante e que pode ter sido decisivo para o campeonato, ao batermos o nosso grande rival Benfica por 3-2. Seis dias, três jogos, três vitórias e muitas milhas nos cartões das companhias aéreas. Foi este o balanço final, positivo, mesmo quando o desgaste e as dificuldades foram enormes". A concluir, Janko fez ainda as contas à classificação. "O balanço das últimas semanas é muito positivo. Quando cheguei o FC Porto, tinha cinco pontos de atraso no campeonato, mas agora podemos sorrir porque somos os primeiros. Temos a possibilidade de defender o título e ainda posso acrescentar uma Taça [da Liga] ao meu currículo. Mas, para já, prefiro não falar muito, não vá acontecer algum contratempo", rematou.

Jogar bem? "Importante é vencer"


Aos poucos, Janko vai revelando traços da sua personalidade, quer durante as pequenas aparições nas redes sociais, quer em relatos mais longos. Neste, por exemplo, pegou no exemplo do recente jogo da seleção para dizer que o mais importante, no futebol, é mesmo vencer. "Não foi o nosso melhor jogo [contra a Finlândia], mas foi importante para moralizar, até porque prefiro jogar feio e vencer do que perder a jogar bonito, como aconteceu com a Ucrânia", explicou.

O que vale Janko


Linz


"Agora o FC Porto tem um típico número nove. Janko é muito forte na área e precisa de poucas bolas para marcar. É forte a colocar a bola na baliza, ainda que não jogue muito com os colegas. Mas o FC Porto precisava de um goleador, uma referência na área, e agora tem. É um jogador de um toque na bola e é melhor a empurrar do que a jogar ou ser lançado de trás e ter de correr com ela. É um avançado muito específico, mas eu gosto dele pois é parecido comigo. Precisa de jogadores como Hulk e Lucho na equipa, pois tem de ser bem servido. Além disso, por ser muito alto e bom cabeceador, a equipa fica mais perigosa nas bolas paradas e pode jogar com outras soluções ofensivas. Começou muito bem."

in "ojogo.pt"

Sem comentários: