quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Em defesa da invencibilidade

As próximas duas deslocações do FC Porto a Braga e Sevilha vão testar a base daquilo que tem permitido manter a regularidade desta equipa de André Villas-Boas esta temporada, que passa por não perder e sofrer poucos golos, sendo que o primeiro aspecto assenta precisamente no segundo. Para além do Braga; Guimarães, Leiria, Sporting, Marítimo e Naval marcaram golos ao FC Porto no campeonato, sem contudo conseguirem vencer. Pelo meio, os azuis e brancos têm-se debatido com inúmeros problemas na defesa, com maior incidência na lateral-esquerda e no eixo, conseguindo ainda assim manter Helton e a sua baliza em segurança.

Pegando pela deslocação a Braga, o jogo promete ser um teste sério ao líder da Liga portuguesa, que terá, portanto, mais do que os três pontos em jogo no AXA. Primeiro porque o FC Porto tem a defesa menos batida - sete golos sofridos - entre os líderes dos principais campeonatos europeus e não só: mesmo entre os restantes líderes invictos, nenhum consegue melhor registo. Segundo porque se perder deixará de fazer parte desse quinteto de líderes sem derrotas - Litex Lovech (Bulgária), FC Copenhaga (Dinamarca), Maribor (Eslovénia) e Valletta (Malta) - nos respectivos campeonatos, depois do desaire do Manchester United no terreno do Wolverhampton, no passado fim-de-semana.

Sem derrotas na Liga, portanto, e com o cadastro igualmente imaculado na Liga Europa, o mês de Fevereiro começou a ser preparado com a antecipação do jogo com o Nacional, porque na Europa também este FC Porto de Villas-Boas carbura sem soluços, contabilizando sete vitórias e um empate e apenas seis golos sofridos. Quinta-feira há teste a "outra" invencibilidade, desta vez a que diz respeito à Liga Europa, com a deslocação a Sevilha para a primeira mão dos 16-avos-de-final.


Números

Os sete golos sofridos pelo FC Porto, esta época, são obra de Braga, Guimarães, Leiria, Sporting, Marítimo e Naval

19

Em 19 jornadas da Liga - somado o jogo antecipado com o Nacional - os azuis e brancos ainda não sofreram derrotas, contabilizando 17 vitórias e dois empates

4

Rolando (1710'), Sapunaru (1215'), Álvaro Pereira (1080') e Maicon (1008') formam o quarteto defensivo mais utilizado, mas Otamendi, Fucile e Rafa têm sido opções regulares.


Braga é jogo para tripla nos últimos dez anos

Jogar em Braga tem sido difícil para o FC Porto na última década, conforme está bom de ver no quadro ao lado. Esta época, em jogos do campeonato, a equipa de Domingos Paciência foi mesmo a única que conseguiu marcar por duas vezes aos azuis e brancos em 90 minutos, o que traduz bem o equilíbrio que se prevê no AXA, domingo. As 17 vitórias e dois empates do FC Porto, na Liga, prometem ter um teste importante, numa altura da temporada em que Villas-Boas só poderá contar com os internacionais a partir de quinta-feira e vive na incerteza de poder contar com jogadores-chave.

in "ojogo.pt"

Sem comentários: