sábado, 24 de dezembro de 2011

Belluschi: "Um clássico com paixão"

Na chegada à Argentina, Belluschi garantiu que volta ao Porto e com planos de futuro. Mais satisfeito por estar agora a jogar com frequência, o médio não tem vistas curtas e antevê o duelo com o Manchester City sem receios. Mas antes vem o Sporting e a importância de vencer para concretizar o principal objectivo da época: ser campeão. Apesar disso, cuidado com os leões...


Como está a correr a temporada?

Estes seis meses poderiam ter sido um bocadinho melhores. Lamentavelmente, fomos afastados da Liga dos Campeões, mas estamos em primeiro no campeonato. Melhorámos bastante nas últimas jornadas e agora vamos iniciar a Liga Europa, que já conhecemos bem porque a ganhámos no ano passado. No geral, o balanço é positivo.

E no capítulo pessoal?

Joguei menos do que esperava, porque todos queremos jogar todos os jogos. Mas quando tive oportunidade, senti-me bem. Espero que nos próximos seis meses a minha participação na equipa continue a aumentar e que o nível da equipa também.

Por que não teve tanta continuidade quanto a desejada?

Comecei como suplente. Depois tive a possibilidade de estar em vários jogos, mas não conseguimos bons resultados e o treinador mudou novamente a equipa. Nessa fase começámos a ganhar e, por isso, passei a entrar quase sempre na segunda parte. Mas isso também é positivo. Tento sempre ajudar a equipa e poder fazê-lo deixa-me feliz.

Como encararam a eliminação da Liga dos Campeões?

Foi inesperado. No último jogo merecíamos o apuramento. O que nos eliminou foram os maus resultados anteriores, mas frente ao Zenit merecíamos ser apurados. Mas o futebol é assim. Os adversários da Champions são mais difíceis, mas agora estamos noutra competição, onde trataremos de repetir o ano passado.

Mas o sorteio da Liga Europa não foi bom...

Sim, tivemos azar. Calhou-nos um dos adversários mais difíceis que podia calhar. Mas temos de os defrontar e qualquer um pode ganhar. Temos muita fé em nós próprios para superar o Manchester City.

Acha que se podem repetir os títulos da temporada passada?

Já estamos fora da Taça de Portugal, mas a ideia é ganhar todas as provas em que ainda estamos. Principalmente o campeonato, mas depois, também a Liga Europa. Seria muito bonito voltar a ganhá-la.

E a luta com o Benfica, como está?

Temos os mesmos pontos e este ano o Sporting está muito melhor. Estão a seis pontos, mas é uma equipa que joga bem e que vamos defrontar no início de 2012. Creio que este ano o campeonato vai ser muito lindo e disputado. Nós faremos os possíveis para revalidar o título.

Como perspectiva esse clássico que se segue?

É lindo jogá-lo. Será um jogo vivido com muita paixão. O Sporting é uma das maiores equipas que se pode defrontar em Portugal e será muito difícil. Como dizia, formaram uma nova equipa que está a funcionar bem. Para ganhar, teremos que jogar muito concentrados e não podemos cometer erros.

Qual será o seu futuro imediato? Na Argentina, o River Plate voltou a interessar-se por si...

Só estou em negociações com o FC Porto. Do River Plate só sei pelos jornais, porque ninguém falou comigo. Serei sempre agradecido ao que o River me deu e talvez possa voltar no futuro, mas agora a minha prioridade é continuar no FC Porto e jogar mais uns anos na Europa. Mas ainda sou jovem e tenho vontade de um dia voltar.

Vai mesmo renovar contrato? Também se falou do interesse de outros clubes europeus...

Há sempre rumores, mas a mim ninguém me comunicou nada. A única coisa que tenho de concreto foi o que falei com o meu clube. Em Janeiro vamos renovar o contrato até 2015. Sinto-me muito bem no Porto, a minha família também, e isso é importantíssimo.

"Trabalho para voltar à selecção"

Belluschi já foi orientado por Alejandro Sabella, novo seleccionador argentino, mas não acha que isso é uma vantagem para que possa voltar à selecção. Ainda assim, aponta a esse objectivo. "Sabella foi adjunto de Passarela quando estava no River, mas isso não muda nada. Trabalho sempre com a ideia de voltar a estar na selecção da Argentina", comentou. "Isso é o máximo que qualquer futebolista aspira e oxalá possa voltar a ter uma oportunidade", prossegue, negando ter conversado ou tido algum contacto com o treinador na sua recém-visita a Portugal.



in "pjpgp.pt"

Sem comentários: